27-10-2013, 14:13
Eu concordo em partes com o que foi dito em relação as alterações. No sentido que sabe quantas horas foram feitas para se conseguir esse ajuste da moto? a minha resposta seria SIM!
Mas imagino também que os engenheiros tem certas limitações, EX: O cara não viaja para todos os países para determinar temperatura umidade, combustíveis utilizados e etc em cada pais. Resumindo é impossível dizer que uma moto feita e acertada para países europeus por exemplo que tem temperaturas extremas mto variadas desde calor de 35 graus ate temperaturas de -20 e certa umidade e combustiveis mais puros e etc vai funcionar 100% aqui no Brasil.
Para isso existe o que chamamos de climatização das motos normalmente uma alteração no mapa da moto para melhorar seu desempenho nos outros países pelas mudanças que já citei acima. Porem é impossível dizer que esses acertos são 100% por vários motivos, Leis Federais estaduais e etc que determinam o limite de poluentes emitidos, ruídos e ate mesmo limitações das próprias injeções originais que só permitem mexer ate certo ponto ou ate mesmo são bloqueadas para estas alterações etc.
Quando estava cogitando colocar o PC5 na minha moto por exemplo lembro de ter olhado os mapas originais BMW e comparado com algumas alterações que o pessoal lá fora fez para melhorar desempenho e etc, em vários lugares a moto trabalha pobre, com a mistura ar/combustível mto mais para AR porque? para deixar a moto menos poluente outras partes mais gorda porque? para deixar a moto mais fria por exemplo já que também se utiliza gasolina para resfriar o motor.
Quando você pega um Rapidbike ou PC5 ou qualquer outro acessório que tenha o intuito de mexer na configuração original da injeção da moto é possível se otimizar em todos os pontos da injeção uma mistura melhor com o motor esquentando menos e muitas vezes ate mais econômico e mais potencia. Lógico isso tem que ser feito por alguém que sabe o que esta fazendo, ate te falo que da pra fazer em casa mas a chance de melhorar em alguns pontos e piorar em outros é muito grande. Para se regular uma moto demora horas varias puxadas em dinamômetro medindo a reação da moto em varias rotações e situações, marchas diferentes e etc.
Outra coisa que tem que se pensar é quando se altera algum item na moto, Filtro K&n, ponteira, velas, coletores e etc a injeção tenta corrigir de alguma forma essas mudanças de mais saída de ar mais entrada porem ela é também limitada por parâmetros para fazer isso então em algumas situações a instalação de PC5 ou algum outro passa a ser quase que obrigatória para se ter uma moto redonda de novo.
O assunto é chato e longo dava pra ficar aqui o dia todo justificando e explicando o porque da coisa mas nem sempre vai se aplicar ou entrar na cabeça de todo mundo, tem gente que acha que a moto ja sai de fabrica perfeita tem gente que acha que não, tem gente que gosta de colocar acessórios pra alguns quanto menos melhor, isso vai muito pro lado pessoal de cada um também, já escutei de tudo quando falei dessa preparação que estou fazendo na minha moto por exemplo que já ate comentei em outro tópico que abri.
So para finalizar essa bíblia deixo um exemplo: Em BH mesmo a própria concessionaria Harley indica meu mecânico para fazer o remapeamento das motos que eles vendem porque? e o que escuto de todos que fazem o serviço lá com ele... Que a moto ficou mais econômica, que esquenta bem menos, que anda mais que ficou mais forte e etc. Nunca ouvi um relato se quer de alguém reclamando so elogios conclusão que eu chego? que a Harley mesmo não altera ou não faz a climatização corretamente nas suas motos.
Mas imagino também que os engenheiros tem certas limitações, EX: O cara não viaja para todos os países para determinar temperatura umidade, combustíveis utilizados e etc em cada pais. Resumindo é impossível dizer que uma moto feita e acertada para países europeus por exemplo que tem temperaturas extremas mto variadas desde calor de 35 graus ate temperaturas de -20 e certa umidade e combustiveis mais puros e etc vai funcionar 100% aqui no Brasil.
Para isso existe o que chamamos de climatização das motos normalmente uma alteração no mapa da moto para melhorar seu desempenho nos outros países pelas mudanças que já citei acima. Porem é impossível dizer que esses acertos são 100% por vários motivos, Leis Federais estaduais e etc que determinam o limite de poluentes emitidos, ruídos e ate mesmo limitações das próprias injeções originais que só permitem mexer ate certo ponto ou ate mesmo são bloqueadas para estas alterações etc.
Quando estava cogitando colocar o PC5 na minha moto por exemplo lembro de ter olhado os mapas originais BMW e comparado com algumas alterações que o pessoal lá fora fez para melhorar desempenho e etc, em vários lugares a moto trabalha pobre, com a mistura ar/combustível mto mais para AR porque? para deixar a moto menos poluente outras partes mais gorda porque? para deixar a moto mais fria por exemplo já que também se utiliza gasolina para resfriar o motor.
Quando você pega um Rapidbike ou PC5 ou qualquer outro acessório que tenha o intuito de mexer na configuração original da injeção da moto é possível se otimizar em todos os pontos da injeção uma mistura melhor com o motor esquentando menos e muitas vezes ate mais econômico e mais potencia. Lógico isso tem que ser feito por alguém que sabe o que esta fazendo, ate te falo que da pra fazer em casa mas a chance de melhorar em alguns pontos e piorar em outros é muito grande. Para se regular uma moto demora horas varias puxadas em dinamômetro medindo a reação da moto em varias rotações e situações, marchas diferentes e etc.
Outra coisa que tem que se pensar é quando se altera algum item na moto, Filtro K&n, ponteira, velas, coletores e etc a injeção tenta corrigir de alguma forma essas mudanças de mais saída de ar mais entrada porem ela é também limitada por parâmetros para fazer isso então em algumas situações a instalação de PC5 ou algum outro passa a ser quase que obrigatória para se ter uma moto redonda de novo.
O assunto é chato e longo dava pra ficar aqui o dia todo justificando e explicando o porque da coisa mas nem sempre vai se aplicar ou entrar na cabeça de todo mundo, tem gente que acha que a moto ja sai de fabrica perfeita tem gente que acha que não, tem gente que gosta de colocar acessórios pra alguns quanto menos melhor, isso vai muito pro lado pessoal de cada um também, já escutei de tudo quando falei dessa preparação que estou fazendo na minha moto por exemplo que já ate comentei em outro tópico que abri.
So para finalizar essa bíblia deixo um exemplo: Em BH mesmo a própria concessionaria Harley indica meu mecânico para fazer o remapeamento das motos que eles vendem porque? e o que escuto de todos que fazem o serviço lá com ele... Que a moto ficou mais econômica, que esquenta bem menos, que anda mais que ficou mais forte e etc. Nunca ouvi um relato se quer de alguém reclamando so elogios conclusão que eu chego? que a Harley mesmo não altera ou não faz a climatização corretamente nas suas motos.