27-10-2013, 18:43
vou colocar um pouco de pimenta nesta discussão, se me permitem... e por favor, já vou adiantando: não estou acusando ninguém, mas simplesmente colocando uma perspectiva adicional ao assunto:
- por um lado, não tenho absolutamente nada contra quem gosta de fazer alterações em seus veículos - todos temos o direito de fazermos o que bem entendemos da nossa propriedade. Eu mesmo, ao longo dos anos, fiz muitas alterações / modificações em meus carros de trilha - seja levantando suspensões, alterando medida de pneus, colocando guincho, etc, etc.
- por outro lado, entendo que, depois de fazer todas estas alterações e usar o veículo modificado seja lá pelo tempo que for, óbviamente as consequências para o desgaste do mesmo serão, certamente, diferentes do desgaste que o veículo teria se nenhuma alteração em relação à originalidade tivesse sido feita.... e no momento da venda...
...O ponto onde quero chegar é que raramente vejo uma moto sendo anunciada com o proprietário que está vendendo, relatando em detalhes as modificações que foram feitas (muito embora no mundo dos 4x4 isso aconteça com frequência porque já faz parte da cultura vender os carros sem a retirada das modificações). A experiência que vejo com mais frequência é a de se "voltar" a configuração da moto para as características originais, de forma a manter, o máximo possível, o valor de revenda (até porque um potencial comprador valoriza muito mais um veículo que nunca tenha sido "mexido" - não sei se todos concordam - fica aberto o ponto para discussão)
De novo, insisto que não estou aqui apontando o dedo a ninguém, porém considero que a coisa certa a fazer, no momento da venda, é comunicar transparentemente as possíveis modificações que foram feitas à moto durante a sua vida até aquele momento
abraços
- por um lado, não tenho absolutamente nada contra quem gosta de fazer alterações em seus veículos - todos temos o direito de fazermos o que bem entendemos da nossa propriedade. Eu mesmo, ao longo dos anos, fiz muitas alterações / modificações em meus carros de trilha - seja levantando suspensões, alterando medida de pneus, colocando guincho, etc, etc.
- por outro lado, entendo que, depois de fazer todas estas alterações e usar o veículo modificado seja lá pelo tempo que for, óbviamente as consequências para o desgaste do mesmo serão, certamente, diferentes do desgaste que o veículo teria se nenhuma alteração em relação à originalidade tivesse sido feita.... e no momento da venda...
...O ponto onde quero chegar é que raramente vejo uma moto sendo anunciada com o proprietário que está vendendo, relatando em detalhes as modificações que foram feitas (muito embora no mundo dos 4x4 isso aconteça com frequência porque já faz parte da cultura vender os carros sem a retirada das modificações). A experiência que vejo com mais frequência é a de se "voltar" a configuração da moto para as características originais, de forma a manter, o máximo possível, o valor de revenda (até porque um potencial comprador valoriza muito mais um veículo que nunca tenha sido "mexido" - não sei se todos concordam - fica aberto o ponto para discussão)
De novo, insisto que não estou aqui apontando o dedo a ninguém, porém considero que a coisa certa a fazer, no momento da venda, é comunicar transparentemente as possíveis modificações que foram feitas à moto durante a sua vida até aquele momento
abraços