16-11-2013, 16:41
Crodao Escreveu:Sal Silva, o problema de gasolina é só na Argentina. Pode haver falta de gasolina em toda a argentina. Tenho 2 amigos que foram já 2 meses e disseram que o problema era só na distribuição YPF. Demais redes (Shell, BR, etc) tinham.
Há 2 pontos mais críticos, onde os postos são distantes até 300 km um do outro, no norte da Argentina - o Chaco - e no Paso de Jama.
Nas viagens que fiz adotamos uma estratégia que deu certo nesses 2 trechos. O combinado era: depois de rodados 50km ou mais, se aparecesse um posto a ordem era parar, mesmo que houvesse gasolina no tanque.
Com essa estratégia, houve 1 abastecimento de 67 km, outro de 95km e todos os outros acima de 200 Km. Ou seja, se não tivessemos parado nesses 2, provavelmente teriamos ficado sem gasolina.
Temos o hábito de querer parar à cada 100, 200 ou 300 Km, mas isso só têm sentido onde NÃO há problemas de fornecimento.
Onde o fornecimento é escasso, é melhor previnir, afinal o seu poder de barganha é zero.
Quase fiquei sem gasolina no Chaco, perdi um posto em Pampa de los Guanacos e cheguei no cheiro no próximo posto de abastecimento. O negocio é encher sempre que baixar um pouco a gasolina, se fizer isso vai tranquilo. O engraçado foi a variação de consumo que minha moto sofreu, no Chaco e de Mendoza para villa Mercedes a moto chegou a fazer apenas 13 por litro, já no paso jama e San Pedro chegou a fazer 20 por litro! (média 16 em toda a viagem).
Após Purmamarca, onde pernoitei em um hotel super bacana não tem posto, abastecemos em Susques, dá só uma olhada no naipe do posto de gasolina!