27-08-2015, 20:15
Reginaldo Escreveu:Ric, olhe agora que a foto está abrindo. Nao seguirei este manual mais servirá de base. Sou leve, peso 57kg e minha namorada 64 kg e coloco cerca de 4 libras. Menos que isso. A moto nem percebe quando estou montado nela de tão leve que sou.kkkkk
Reginaldo, me permita um par de comentários - e já vou me desculpando antecipadamente pelo pitaco, mas minha intenção aqui é de me certificar que você esteja a par das melhores práticas a respeito do assunto, visando a tua segurança bem como a dos outros colegas de fórum que possam estar lendo o teu post.
Como sabemos, a pressão dos pneus é determinada em função de vários fatores e, entre os principais, estão o Peso em Ordem de Marcha (que é o peso total do veículo pronto para rodar - incluindo o tanque de combustível cheio - sem os passageiros) e a Carga útil que será carregada no veículo (passageiros, bagagem, etc) - estes seriam, digamos assim, os fatores "padrão".
Fatores adicionais e não menos importantes são relacionados à velocidade em que o veículo será utilizado - como regra geral, mais velocidade=mais pressão.
Minha preocupação principal com teu post é a seguinte: Em hipótese nenhuma, você deve utilizar qualquer veículo em rodovias (onde rodamos a velocidades mais altas que nas ruas da cidade), com os pneus calibrados com uma pressão inferior à mínima definida no manual. Seria extremamente perigoso você pilotar sua moto numa rodovia com 4 libras de pressão a menos nos pneus. Isto afetará a dirigibilidade, a estabilidade, a capacidade da moto fazer curvas e, ainda por cima, poderá ser a diferença entre rasgar um pneu e entortar uma roda - ou não - ao cair num buraco na pista.
Pneus mais vazios do que o recomendado só podem/devem ser utilizados em velocidade realmente reduzida e sob cuidados adicionais (como por exemplo maneirar MUITO ao fazer curvas) ou em condições especiais tais como num OFF em que você já sabe que necessitará de mais "grip"/tração e também sabe que rodará em velocidade reduzida. Ainda assim, há a possibilidade de uma pedra ou um buraco fazerem o pneu deformar tanto que o impacto pode entortar/quebrar a roda.
Pneus mais vazios sofrem deformação exagerada nos flancos, provocada pelo impacto nas imperfeições da pista, aquecimento excessivo em velocidades mais altas (mais vazio = mais borracha em atrito com o chão), maior desgaste/menor vida útil e maior instabilidade quanto mais alta é a velocidade.
Olho com isso, e aproveite muito a tua máquina
abraço
Trovão