03-03-2014, 19:19
Depois de ler todo o tópico, resolvi instalar o intercomunicador no meu capacete também.
O modelo é um desses mencionado, Made in China, comprado naquele site que vende tudo quando é bugiganga por preços arrasadores, com entrega no Brasil e frete grátis. Eu já havia comprado o equipamento há mais de um ano. Na ocasião paguei uns 80 dólares (ou 160 reais pela cotação vigente); mas não tinha certeza de havia feito um bom negócio e não queria passar pelo perrengue de instalar um negócio que não iria funcionar direito.
Pois bem; vamos ao que interessa!
A instalação foi rápida e simples. O manual (em inglês) ensina até como fazer para acertar a posição dos fones de ouvido dentro do capacete. Ele veio com opções de clip para segurar o comunicador ou um suporte para colar no capacete, usando fita dupla face. Optei pelo segundo. A fiação e bem simples e foi possível rotear tudo dentro do capacete, inclusive o microfone, deixando apenas uma pequena parte do fio para fora, onde o plug conecta com o intercom. Apesar do equipamento estar guardado há mais de ano (talvez uns dois, se levar em conta quando foi fabricado) a cola aguentou bem. Apenas sugiro limpar bem o capacete com álcool para remover resíduos de gordura e melhorar a aderência do clip.
O setup foi extremamente simples. Clicar num dos botões até parear com o outro aparelho. Clicar novamente para parear com o telefone. Pronto. Dois outros botões bem pequenos para aumentar ou diminuir o volume e um outro botão para tender a chamadas telefônicas, o que não é realmente necessário, pois ele atende automaticamente a chamada após alguns toques.
Como foi o uso.
Fiz um passeio de um dia todo hoje, e aproveitei para testar tudo. Liguei o aparelho as 8:30 da manhã e deixei ele propositalmente ligado o tempo todo. Foram umas 5 horas de pilotagem e 3 horas entre paradas e almoço. A bateria "arriou" exatamente as 15:30 horas. Ou seja, 7 horas de uso. Não sei dizer se com as próximas cargas a bateria vai melhorar ou piorar. Só o tempo dirá.
Dentro do capacete (um Shark Evoline 2) os fones de ouvido mostraram-se extremamente desconfortáveis, chegando até a machucar em determinados momentos. Acho que talvez se tivesse usado uma balaclava isso não teria acontecido. Mas usar balaclava no verão não é divertido... Talvez tenha de furar o capacete para fazer um nicho e inseri-lo lá dentro como já foi citado aqui. Mas aí ficaria sem o feltro ou teria de colocar o feltro por cima do fone e isto poderia afetar a qualidade do áudio.
Falando em áudio, a qualidade até que não é ruim. Contanto que a moto esteja em baixa velocidade. Acima de 60 km/h o vento começa a incomodar e uma barulheira infernal é constante o tempo todo, tornando praticamente impossível qualquer conversação quando a velocidade supera os 100 km/h. Isto com o capacete fechado. Caso ele esteja aberto, a coisa fica pior ainda. Não posso dizer se o áudio para música funciona, pois apesar de estar pareado com o smartphone, rodei algumas músicas no aparelho mas o som não chegou até os fones. Não sei se por erro na configuração ou incompatibilidade.
O fato é que não foi uma experiência agradável; cheguei a desligá-lo por poucos minutos só para ver se a coisa melhorava. E com silêncio, ficou muito bom. Nem a patroa (que é tagarela por natureza...) gostou muito do equipamento e praticamente não conversou a viagem toda. Gostaria que ele tivesse algum tipo de controle ativado por voz, ficando desligado e somente entrando em modo ativo durante a fala. Isso eliminaria a barulheira constante do vento no fone.
Buenas, vou tentar melhorar os ajustes e continuar a usá-lo até quando ele aguentar. O certo é que, caso eu não consiga adaptar-me a ele, não sei se vou comprar outro modelo (já estava olhando o Sena SMH10).
Era isso por hoje.
O modelo é um desses mencionado, Made in China, comprado naquele site que vende tudo quando é bugiganga por preços arrasadores, com entrega no Brasil e frete grátis. Eu já havia comprado o equipamento há mais de um ano. Na ocasião paguei uns 80 dólares (ou 160 reais pela cotação vigente); mas não tinha certeza de havia feito um bom negócio e não queria passar pelo perrengue de instalar um negócio que não iria funcionar direito.
Pois bem; vamos ao que interessa!
A instalação foi rápida e simples. O manual (em inglês) ensina até como fazer para acertar a posição dos fones de ouvido dentro do capacete. Ele veio com opções de clip para segurar o comunicador ou um suporte para colar no capacete, usando fita dupla face. Optei pelo segundo. A fiação e bem simples e foi possível rotear tudo dentro do capacete, inclusive o microfone, deixando apenas uma pequena parte do fio para fora, onde o plug conecta com o intercom. Apesar do equipamento estar guardado há mais de ano (talvez uns dois, se levar em conta quando foi fabricado) a cola aguentou bem. Apenas sugiro limpar bem o capacete com álcool para remover resíduos de gordura e melhorar a aderência do clip.
O setup foi extremamente simples. Clicar num dos botões até parear com o outro aparelho. Clicar novamente para parear com o telefone. Pronto. Dois outros botões bem pequenos para aumentar ou diminuir o volume e um outro botão para tender a chamadas telefônicas, o que não é realmente necessário, pois ele atende automaticamente a chamada após alguns toques.
Como foi o uso.
Fiz um passeio de um dia todo hoje, e aproveitei para testar tudo. Liguei o aparelho as 8:30 da manhã e deixei ele propositalmente ligado o tempo todo. Foram umas 5 horas de pilotagem e 3 horas entre paradas e almoço. A bateria "arriou" exatamente as 15:30 horas. Ou seja, 7 horas de uso. Não sei dizer se com as próximas cargas a bateria vai melhorar ou piorar. Só o tempo dirá.
Dentro do capacete (um Shark Evoline 2) os fones de ouvido mostraram-se extremamente desconfortáveis, chegando até a machucar em determinados momentos. Acho que talvez se tivesse usado uma balaclava isso não teria acontecido. Mas usar balaclava no verão não é divertido... Talvez tenha de furar o capacete para fazer um nicho e inseri-lo lá dentro como já foi citado aqui. Mas aí ficaria sem o feltro ou teria de colocar o feltro por cima do fone e isto poderia afetar a qualidade do áudio.
Falando em áudio, a qualidade até que não é ruim. Contanto que a moto esteja em baixa velocidade. Acima de 60 km/h o vento começa a incomodar e uma barulheira infernal é constante o tempo todo, tornando praticamente impossível qualquer conversação quando a velocidade supera os 100 km/h. Isto com o capacete fechado. Caso ele esteja aberto, a coisa fica pior ainda. Não posso dizer se o áudio para música funciona, pois apesar de estar pareado com o smartphone, rodei algumas músicas no aparelho mas o som não chegou até os fones. Não sei se por erro na configuração ou incompatibilidade.
O fato é que não foi uma experiência agradável; cheguei a desligá-lo por poucos minutos só para ver se a coisa melhorava. E com silêncio, ficou muito bom. Nem a patroa (que é tagarela por natureza...) gostou muito do equipamento e praticamente não conversou a viagem toda. Gostaria que ele tivesse algum tipo de controle ativado por voz, ficando desligado e somente entrando em modo ativo durante a fala. Isso eliminaria a barulheira constante do vento no fone.
Buenas, vou tentar melhorar os ajustes e continuar a usá-lo até quando ele aguentar. O certo é que, caso eu não consiga adaptar-me a ele, não sei se vou comprar outro modelo (já estava olhando o Sena SMH10).
Era isso por hoje.