07-03-2014, 11:52
O tópico desandou kkkk mas vou dar meu pitaco, não sou expert do assunto mas até onde sei, a refrigeração líquida têm uma troca de calor melhor, portanto pode-se obter um maior rendimento térmico do motor, conseguindo extrair maior potência. No motor refrigerado à ar, a potência acaba ficando limitada à refrigeração.
Todo mundo diz que a BMW fez milagre com o motor boxer ar/óleo, que teoricamente seria quase impossível tanta potência de um motor refrigerado à ar.
A grande vantagem do motor refrigerado à ar, é que ele não precisa de bomba d'água, válvula termostática, radiador e ventoinha. Esse conjunto todo custa dinheiro, ocupa espaço, soma peso na moto e ainda está sujeito a dar problemas. Quem entende do assunto de problemas com bomba d'água, são os proprietários de F800GS.
Todo mundo diz que a BMW fez milagre com o motor boxer ar/óleo, que teoricamente seria quase impossível tanta potência de um motor refrigerado à ar.
A grande vantagem do motor refrigerado à ar, é que ele não precisa de bomba d'água, válvula termostática, radiador e ventoinha. Esse conjunto todo custa dinheiro, ocupa espaço, soma peso na moto e ainda está sujeito a dar problemas. Quem entende do assunto de problemas com bomba d'água, são os proprietários de F800GS.
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
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