22-03-2014, 21:25
FPoli Escreveu:Pessoal, eu junto ao Reinaldo em conversa hoje com um amigo da BMW pude entender um pouco porquê ainda não nacionalizaram as 1200.
A equação é que fabricar a 1200 no Brasil gera um custo de produção mais alto à matriz na Alemanha, por outro lado aqui no Brasil permite reduzir os impostos e aplicar um menor valor de venda.
Para que isso funcione a BMW Brasil precisa assegurar um aumento em XX% nas vendas (duas casas decimais) e como não é uma moto barata isso não é simples, nem é fácil para alguém peitar a situação na Alemanha.
Por fim acaba sendo melhor à matriz deixar como está.
Os mercados tem conversado bastante a respeito, mas parece que está difícil chegarem a um consenso.
Fábio eu imagino que assim como a Tiger, a BMW deve ter seu estudo de caso, mas eu penso que se a BMW não fizer o CKD, eles deixarão de vender algumas unidades, só não sei quantas. As opções que temos hoje no mercado vão forçar a BMW a repensar, pois Super Tenere 1200, Triumph 1200, Versys 1000, Nova V-Strom e porque não dizer Honda, sim a Honda Crosstourer 1200, que começou com preços de 80 ou 90 mil e hoje o preço sugerido é de 77 mil, mas já têm moto na internet anunciada por 60 ou 65k. Isso tudo vai fazer a BMW se mexer, da mesma forma que a 1200LC deve ter sido fruto de resposta à concorrência, possivelmente a Triumph.
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
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