10-03-2013, 10:51
Parabéns a todos os membros que contribuíram para uma boa discussão, facilitando a tomada de decisão em relação ao tema.
Como ex-competidor de montain bike e motociclista de enduro desde os meus 15 anos (XL 250 ano 1975, alguém se lembra?), passando por XT 660 e outras motos, e de minha experiência como engenheiro, achei todas as colocações oportunas.
Entretanto, a questão mais importante para a segurança e a longevidade da relaçao é a limpeza e a lubrificação periódicas (com oleo fino especifico de o-rings), além da regulagem de tensão.
A partir do momento em que a relação estiver gasta (há ferramentas especificas que medem isto), ela deve ser trocada (coroa, catraca e corrente) pela original nova.
A manutenção deve ser mais freqüente se houver uso off road.
Simples assim, sem segredos.
Abs,
Pensamento do dia: se sua relação está gasta, troque a coroa (da moto!)
Como ex-competidor de montain bike e motociclista de enduro desde os meus 15 anos (XL 250 ano 1975, alguém se lembra?), passando por XT 660 e outras motos, e de minha experiência como engenheiro, achei todas as colocações oportunas.
Entretanto, a questão mais importante para a segurança e a longevidade da relaçao é a limpeza e a lubrificação periódicas (com oleo fino especifico de o-rings), além da regulagem de tensão.
A partir do momento em que a relação estiver gasta (há ferramentas especificas que medem isto), ela deve ser trocada (coroa, catraca e corrente) pela original nova.
A manutenção deve ser mais freqüente se houver uso off road.
Simples assim, sem segredos.
Abs,
Pensamento do dia: se sua relação está gasta, troque a coroa (da moto!)