24-05-2014, 02:31
Posso te dar a minha opinião sobre a 1150 GSA 2003 em comparação com a 1200 GSA 2011, as duas nas quais rodei bastante.
Na parte na ciclística, chassis e suspensões, até freios, acho bem parecidas. Na 2011 os freios são um pouco mais eficientes e as suspensões tem ajuste eletrônico, o que sem dúvida aumenta a comodidade, mas no comportamento há pouca coisa que separe as duas.
Já o motor, aí a idade da 2003 começa a aparecer. São menos cavalinhos empurrando, e menos torque em baixa. Nada que uma redução de marcha não cure, as duas andam bem juntas na estrada até 160km/h, depois disso você vê que a 1150 tem menos fôlego do que a 1200. Previsível. Outro ponto é a vibração. A 1150 tem uma conhecida vibração acompanhada de barulho no cilindro esquerdo. Demorei a descobrir isso. É o tensor da corrente do comando. Existe uma peça nova que substitui a original barulhenta, se alguém tiver interesse posso procurar o link.
Computador de bordo, outra diferença. Completo na 2011, básico na 1150. Sensor de pressão nos pneus, grande bônus na 1200. Fárois: funcionam na 1200, péssimos na 1150, faróis de milha inclusive. Consumo: aprox. 2 km/l melhor na 1200.
O que eu gosto na 1150: a moto é um tanque de guerra, mais plantada e estável. Absolutamente dócil, ciclística fantástica. Menos digital, mais analógica, significando menos coisa para quebrar na estrada e a possibilidade de você poder consertar sem um laptop e diploma de engenheiro espacial. O tanque de gasolina! Que show... Obra de arte.
Bom, já deu pra começar uma boa discussão, com certeza opiniões diferentes vão surgir. Forte abraço!
Na parte na ciclística, chassis e suspensões, até freios, acho bem parecidas. Na 2011 os freios são um pouco mais eficientes e as suspensões tem ajuste eletrônico, o que sem dúvida aumenta a comodidade, mas no comportamento há pouca coisa que separe as duas.
Já o motor, aí a idade da 2003 começa a aparecer. São menos cavalinhos empurrando, e menos torque em baixa. Nada que uma redução de marcha não cure, as duas andam bem juntas na estrada até 160km/h, depois disso você vê que a 1150 tem menos fôlego do que a 1200. Previsível. Outro ponto é a vibração. A 1150 tem uma conhecida vibração acompanhada de barulho no cilindro esquerdo. Demorei a descobrir isso. É o tensor da corrente do comando. Existe uma peça nova que substitui a original barulhenta, se alguém tiver interesse posso procurar o link.
Computador de bordo, outra diferença. Completo na 2011, básico na 1150. Sensor de pressão nos pneus, grande bônus na 1200. Fárois: funcionam na 1200, péssimos na 1150, faróis de milha inclusive. Consumo: aprox. 2 km/l melhor na 1200.
O que eu gosto na 1150: a moto é um tanque de guerra, mais plantada e estável. Absolutamente dócil, ciclística fantástica. Menos digital, mais analógica, significando menos coisa para quebrar na estrada e a possibilidade de você poder consertar sem um laptop e diploma de engenheiro espacial. O tanque de gasolina! Que show... Obra de arte.
Bom, já deu pra começar uma boa discussão, com certeza opiniões diferentes vão surgir. Forte abraço!