26-05-2014, 13:22
Dependendo do projeto da moto e do ponto de fixação do slider, este pode (em caso de queda da moto) transferir forças para o quadro em um ponto que não tenha sido projetado para isso.
Desta forma, pode-se evitar de raspar a carenagem, mas acabar entortando o quadro como um todo, tirando o mesmo de alinhamento.
Esta foi a informação que recebi da cc, quando indaguei sobre o porque não haver sliders para a F800GS, dos fabricantes oficiais de acessórios para BMW (Touratech, SW-Motech, entre outras).
Obviamente qualquer fabricante de acessórios é livre para produzir e comercializar o que bem quiser, mas se as oficiais não produzem tal equipamento, é porque não tem o aval da BMW para tal.
Portanto, no caso de problemas com o quadro da moto, pode-se perder o direito à garantia, se for constatado que o problema foi devido ao acessório instalado.
Preferi deixar a minha F800GS sem o slider.
Já na R1200GS, vi que tem um slider a venda, para proteger o cardã (vai montado no furo do eixo da roda traseira).
Fiz a mesma pergunta na cc e a resposta foi a mesma.
A moto foi projetada para nunca encostar o eixo da roda traseira (cardã) no chão, mesmo em caso de queda, e portanto o cardã não está preparada para sofrer esforços laterais.
No caso de uma queda, o uso do slider faria com que este fosse o primeiro ponto da moto a encostar no chão, antes das pedaleiras e dos cabeçotes, transferindo uma enorme força lateral para a carcaça do cardã, que certamente se romperia (racharia) e esta peça não seria coberta pela garantia.
Portanto, muito cuidado ao instalar acessórios em sua moto.
É bom sempre se informar em uma cc de confiança, antes de ter uma surpresa adiante.
Abraços,
Thomas.
Desta forma, pode-se evitar de raspar a carenagem, mas acabar entortando o quadro como um todo, tirando o mesmo de alinhamento.
Esta foi a informação que recebi da cc, quando indaguei sobre o porque não haver sliders para a F800GS, dos fabricantes oficiais de acessórios para BMW (Touratech, SW-Motech, entre outras).
Obviamente qualquer fabricante de acessórios é livre para produzir e comercializar o que bem quiser, mas se as oficiais não produzem tal equipamento, é porque não tem o aval da BMW para tal.
Portanto, no caso de problemas com o quadro da moto, pode-se perder o direito à garantia, se for constatado que o problema foi devido ao acessório instalado.
Preferi deixar a minha F800GS sem o slider.
Já na R1200GS, vi que tem um slider a venda, para proteger o cardã (vai montado no furo do eixo da roda traseira).
Fiz a mesma pergunta na cc e a resposta foi a mesma.
A moto foi projetada para nunca encostar o eixo da roda traseira (cardã) no chão, mesmo em caso de queda, e portanto o cardã não está preparada para sofrer esforços laterais.
No caso de uma queda, o uso do slider faria com que este fosse o primeiro ponto da moto a encostar no chão, antes das pedaleiras e dos cabeçotes, transferindo uma enorme força lateral para a carcaça do cardã, que certamente se romperia (racharia) e esta peça não seria coberta pela garantia.
Portanto, muito cuidado ao instalar acessórios em sua moto.
É bom sempre se informar em uma cc de confiança, antes de ter uma surpresa adiante.
Abraços,
Thomas.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
