11-06-2014, 19:39
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-06-2014, 19:41 por adailator.)
adailator Escreveu:O correto é a troca da pastilha por outra na medida correta, o que vai propiciar a folga correta.
No Brasil, por falta de peças e custo, os mecanicos costumam lixar ou retificar as pastilhas ou trocá-las de posição. Este arranjo brasileiro se mal feito já custou, a alguns amigos que tinham a ST antiga, valvulas queimadas e num caso específico o motor chegou a fundir.
Abs.
Adail
De nada Sal, mas vejam bem,se o serviço for bem feito nada disso que escrevi acontece.
Basta que o mecanico seja bom e tenha conhecimento técnico sobre o que esta fazendo.
Se o caso requerer uma pastilha com espessura maior do que a que esta em uso, então deve-se comprar a pastilha na medida. Caso não consiga, retire a pastilha, leve em uma oficina de tempera, peça que seja medida sua dureza, pergunte ao profissional que faz a tempera qual o aço que vc deve comprar para que ele deixe com a mesma dureza da pastilha original. De posse dessa informação compre o aço, leve ao torneiro e mande fazer pastilhas mais espessas do que o que vc precisa. Depois leve para fazer o tratamento térmico na oficina de tempera. De posse dessas pastilhas na dureza correta leve para retificar para atingir o tamanho que sua moto requer.
Caso a pastilha necessária seja de espessura inferior, basta pegar a pastilha original e levar para retificar até a espessura necessária. Ai é só instalar e medir a folga para ver se ficou OK?
Pronto, serviço bem feito sem nenhum risco.
Abração a todos.
Adail