• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Apresentação R1200GS
#76
Nota 10

adailator Escreveu:Boa noite Carlo (Sal Silva) e amigos.
Vou tentar falar um pouco sobre embreagem a seco e em banho de óleo.
Vamos começar falando de tecnologia do petróleo de início. No passado o óleo, proveniente do refino do petróleo, era obtido através da destilação fracionada como o é até hoje, separado e utilizado para lubrificação e para outras finalidades. Existiam óleos mais grossos e mais finos, a petroquímica não era tão desenvolvida como atualmente, então o óleo do motor era uma coisa e o óleo do cambio era outra coisa, da mesma forma que ainda é hoje no caso dos automóveis. Os fabricantes de automóveis fabricavam os motores e os câmbios separados. A indústria de motocicletas, inicialmente, repetia a fórmula e dessa maneira as primeiras motocicletas tinham o motor construído separadamente do cambio e acoplados ao mesmo posteriormente através de uma embreagem, geralmente seca, semelhante ou idêntica à dos automóveis. Até os dias de hoje existem ainda alguns modelos que utilizam essa configuração, a saber a URAL, BMW e a Ducati. Se existe alguma outra marca que a utilize não tenho conhecimento para afirmar. A medida que o avanço tecnológico foi acontecendo óleos com características que possibilitavam a lubrificação de ambos, motor e cambio foram desenvolvidos. Isso não sei dizer se por necessidade de economia por parte dos construtores, o que é bem provável também, possibilitaram a união de motor e cambio num único bloco. Para os fabricantes e projetistas de motocicletas, principalmente para os japoneses, isso favoreceu a economia de material, peso e tamanho se traduzindo em custos menores e lucros maiores.
O que muda de uma embreagem para outra do ponto de vista do utilizador NORMAL? Nada além do barulho, quem já teve uma Ducati com embreagem multidisco a seco sabe do que estou falando, e do desgaste da mesma. A embreagem a seco utilizada pela BMW é praticamente muito semelhante a de um carro e completamente diferente daquela da Ducati, daí não apresentar o mesmo nível de ruído. Uma embreagem em banho de óleo funciona tão bem quanto aquela a seco e dura mais devido ao poderes lubrificantes do óleo que reduzem seu desgaste.
O que no passado significava uma embreagem a seco? Para os mecânico muito, pois não era necessária a abertura do bloco do motor para sua substituição, bastava retirar/afastar o cambio e/ou o motor e efetuar a substituição, nada mais. Entenda-se nada mais por: retirar motor, esgotar o óleo, abrir o motor, substituir os discos, que aliás no passado eram revestidos de cortiça e não duravam quase nada além de sujar bastante o óleo, fabricar as juntas com um papel especial( a mão) se não tivesse para vender o jogo de juntas(coisa normal no passado), remontar tudo, colocar óleo novo e rezar para não apresentar vazamentos(não era muito normal moto sem vazamentos rs rs rs..).
A embreagem a seco costuma ser mais utilizada e motos de competição(nem todas) porque real ou supostamente é mais rápida do que a em banho de óleo. Afirmar isso taxativamente só com estudos científicos,não tenho conhecimento se existem, quem quiser fazer é só correr atrás dos dados com equipes de competição e depois realizar os cálculos devidos.
Além dessas, no passado foi criada ainda a embreagem centrífuga, e a por correia que são os predecessores do atual cambio CVT(Transmissão contínua variável), um exemplo antigo pode ser entendido por duas polias unidas por uma correia frouxa, uma ligada ao motor e outra ligada a roda, quando o condutor afasta uma polia da outra a correia estica, ocorre o atrito da correia nas polias e ambas vão girar. Alguns dos primeiros automóveis(verdadeiras charretes motorizadas utilizavam correias de couro para isso),alguns carrinhos motorizados para crianças utilizam essa técnica até hoje, com correias de borracha. Agora o exemplo que todos conhecemos é a famosa Mobilete Caloi, quem não teve uma? Eu tive! Ela utiliza uma embreagem seca centrífuga e um cambio CVT de primeira geração. É bom lembrar que o cambio CVT só foi possível de ser utilizado nos automóveis após a tecnologia possibilitar a construção de correias metálicas, que são mais fortes e resistentes dos que as de borracha.
Qual a função básica de um sistema de embreagem, além de conectar o motor ao cambio?
R.PROTEGER todo o sistema contra impactos e esforços que possam vir a comprometer a sua durabilidade através do desgaste prematuro dos seus componentes.
No caso específico da nova LC, eu tenho uma, parece que houve um convênio da BMW com a Harley Dadvison para o fornecimento do projeto e engrenagens do novo cambio pela Harley, RS RS RS, brincadeira, mas que parece, parece rs rs rs .
Bem, a nova GS ficou mais leve no conjunto e parte disso se deve ao novo propulsor que incorpora a embreagem, que aliás me parece muito boa. Não tenham dúvida que essa pequena mudança também foi responsável por uma considerável redução de custos de produção.
Espero ter respondido sua pergunta.
Abração a todos.
Adail
Seguem links para entender como funciona a embreagem.
http://carros.hsw.uol.com.br/embreagem.htm Essa é a semelhante a da GS antiga.
https://www.youtube.com/watch?v=wQiSVnNWapc Essa é a semelhante a da GS antiga.
https://www.youtube.com/watch?v=hSpjXyqFW94 Essa é semelhante a da GS atual.
Wind Power Generation & Wind Power Fun
  Responder


Mensagem neste Tópico
Apresentação R1200GS - por Medaina - 24-05-2014, 15:52
Apresentação R1200GS - por FPoli - 24-05-2014, 15:56
Apresentação R1200GS - por FernandoHM - 24-05-2014, 18:15
Apresentação R1200GS - por gnecchi - 24-05-2014, 18:41
Apresentação R1200GS - por Renato M - 24-05-2014, 22:11
Apresentação R1200GS - por Medaina - 24-05-2014, 22:21
Apresentação R1200GS - por Edivander - 24-05-2014, 22:22
Apresentação R1200GS - por RicBoris - 24-05-2014, 22:38
Apresentação R1200GS - por Golias - 25-05-2014, 11:05
Apresentação R1200GS - por Iceman - 27-05-2014, 14:06
Apresentação R1200GS - por sal silva - 27-05-2014, 14:34
Apresentação R1200GS - por FPoli - 27-05-2014, 20:17
Apresentação R1200GS - por sal silva - 27-05-2014, 20:57
Apresentação R1200GS - por Medaina - 30-05-2014, 21:22
Apresentação R1200GS - por RicBoris - 30-05-2014, 21:31
Apresentação R1200GS - por sal silva - 30-05-2014, 21:39
Apresentação R1200GS - por Antonio - 30-05-2014, 21:57
Apresentação R1200GS - por Medaina - 30-05-2014, 22:08
Apresentação R1200GS - por Medaina - 31-05-2014, 16:33
Apresentação R1200GS - por Eder - 31-05-2014, 20:01
Apresentação R1200GS - por Medaina - 01-06-2014, 15:49
Apresentação R1200GS - por Eder - 01-06-2014, 15:58
Apresentação R1200GS - por SFF - 01-06-2014, 17:21
Apresentação R1200GS - por Avancob - 01-06-2014, 18:41
Apresentação R1200GS - por Eder - 01-06-2014, 19:05
Apresentação R1200GS - por Jesus Jr. - 01-06-2014, 19:56
Apresentação R1200GS - por Eder - 01-06-2014, 20:16
Apresentação R1200GS - por JMCoelho - 01-06-2014, 20:25
Apresentação R1200GS - por Medaina - 01-06-2014, 21:21
Apresentação R1200GS - por Crodao - 01-06-2014, 21:58
Apresentação R1200GS - por Eder - 01-06-2014, 22:05
Apresentação R1200GS - por sal silva - 01-06-2014, 22:18
Apresentação R1200GS - por JMCoelho - 02-06-2014, 14:41
Apresentação R1200GS - por CM-R1200-GS - 02-06-2014, 15:57
Apresentação R1200GS - por Medaina - 03-06-2014, 20:06
Apresentação R1200GS - por Stell - 03-06-2014, 20:30
Apresentação R1200GS - por Golias - 04-06-2014, 08:01
Apresentação R1200GS - por JMCoelho - 04-06-2014, 09:54
Apresentação R1200GS - por RicBoris - 04-06-2014, 09:56
Apresentação R1200GS - por Golias - 04-06-2014, 10:30
Apresentação R1200GS - por JMCoelho - 04-06-2014, 10:58
Apresentação R1200GS - por sal silva - 04-06-2014, 11:36
Apresentação R1200GS - por RicBoris - 04-06-2014, 11:41
Apresentação R1200GS - por Eder - 04-06-2014, 12:05
Apresentação R1200GS - por Golias - 04-06-2014, 13:01
Apresentação R1200GS - por RicBoris - 04-06-2014, 13:04
Apresentação R1200GS - por sal silva - 04-06-2014, 14:32
Apresentação R1200GS - por Eder - 04-06-2014, 14:39
Apresentação R1200GS - por FPoli - 04-06-2014, 22:15
Apresentação R1200GS - por Eder - 04-06-2014, 22:53
Apresentação R1200GS - por FPoli - 05-06-2014, 00:11
Apresentação R1200GS - por Eder - 05-06-2014, 00:45
Apresentação R1200GS - por sal silva - 05-06-2014, 13:43
Apresentação R1200GS - por Eder - 05-06-2014, 13:58
Apresentação R1200GS - por JMCoelho - 05-06-2014, 14:08
Apresentação R1200GS - por Eder - 05-06-2014, 14:22
Apresentação R1200GS - por Eder - 05-06-2014, 14:49
Apresentação R1200GS - por sal silva - 05-06-2014, 15:03
Apresentação R1200GS - por JMCoelho - 05-06-2014, 15:11
Apresentação R1200GS - por Eder - 05-06-2014, 15:11
Apresentação R1200GS - por Eder - 05-06-2014, 15:17
Apresentação R1200GS - por JMCoelho - 05-06-2014, 15:21
Apresentação R1200GS - por Eder - 05-06-2014, 15:34
Apresentação R1200GS - por CM-R1200-GS - 05-06-2014, 16:31
Apresentação R1200GS - por Medaina - 07-06-2014, 22:08
Apresentação R1200GS - por Chimeri - 10-06-2014, 12:17
Apresentação R1200GS - por Medaina - 11-06-2014, 19:56
Apresentação R1200GS - por Medaina - 12-06-2014, 21:14
Apresentação R1200GS - por Medaina - 12-06-2014, 21:41
Apresentação R1200GS - por Eder - 12-06-2014, 22:19
Apresentação R1200GS - por Medaina - 13-06-2014, 22:32
Apresentação R1200GS - por Wbleinroth - 14-06-2014, 12:37
Apresentação R1200GS - por adailator - 14-06-2014, 22:06
Apresentação R1200GS - por sal silva - 15-06-2014, 11:05
Apresentação R1200GS - por adailator - 15-06-2014, 20:44
Apresentação R1200GS - por Eder - 15-06-2014, 20:58
Apresentação R1200GS - por RicBoris - 15-06-2014, 21:08
Apresentação R1200GS - por Aletaxi - 15-06-2014, 22:08
Apresentação R1200GS - por gnecchi - 16-06-2014, 08:08
Apresentação R1200GS - por sal silva - 16-06-2014, 09:53
Apresentação R1200GS - por adailator - 16-06-2014, 20:34
Apresentação R1200GS - por victor soa - 19-06-2014, 13:17
Apresentação R1200GS - por RicBoris - 19-06-2014, 13:19
Apresentação R1200GS - por victor soa - 19-06-2014, 13:45
Apresentação R1200GS - por Medaina - 28-06-2014, 18:46
Apresentação R1200GS - por Medaina - 01-07-2014, 21:46
Apresentação R1200GS - por Eder - 01-07-2014, 22:38
Apresentação R1200GS - por sal silva - 02-07-2014, 09:29
Apresentação R1200GS - por Golias - 02-07-2014, 10:05
Apresentação R1200GS - por Medaina - 02-07-2014, 10:43
Apresentação R1200GS - por sal silva - 02-07-2014, 11:52
Apresentação R1200GS - por Medaina - 02-07-2014, 20:17
Apresentação R1200GS - por CM-R1200-GS - 02-07-2014, 21:11
Apresentação R1200GS - por SFF - 06-07-2014, 20:37
Apresentação R1200GS - por MarcioT - 17-07-2014, 22:33
Apresentação R1200GS - por Aletaxi - 18-07-2014, 22:17

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Apresentação Phelipe Marques 3 66 6 horas atrás
Última Mensagem: FabioTwin
  Apresentação Junior008 1 71 29-05-2025, 21:26
Última Mensagem: EvertonM
  Apresentação pessoa. LinkTauBR 4 117 26-05-2025, 20:50
Última Mensagem: EvertonM
  Apresentação Pessoal Rafito 2 121 25-05-2025, 10:13
Última Mensagem: Gnegraes
  Apresentação beezmarck 1 66 25-05-2025, 10:12
Última Mensagem: Gnegraes
  Apresentação novo integrante r1200gs adventure 2009 Chacau 6 423 23-05-2025, 21:58
Última Mensagem: FabioTwin
  Apresentação egon 3 286 23-05-2025, 21:56
Última Mensagem: FabioTwin
  Apresentação Mozer 8 1,411 10-05-2025, 15:30
Última Mensagem: Reiner
  Apresentação Telgui 4 1,203 08-04-2025, 23:42
Última Mensagem: FabioTwin
  Apresentação Novo Membro Célestin celesitn82 2 1,010 12-03-2025, 12:04
Última Mensagem: Reiner

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 3 Visitante(s)