Reinaldo
Como existe o diferencial integrado à barra do paralever (1), existe uma folga que você pode verificar colocando a moto no apoio central e tentando mover a roda com a marcha engatada (moto desligada). Vai perceber que a roda se move livre cerca de 5 graus. Quando você aciona a embreagem possibilita que o sistema entre nessa folga. Quando você solta a embreagem o eixo gira dentro desses 5 graus e bate nas engrenagem para fazer contato novamente. Isso é o famoso clunk da BMW e não é defeito. Por outro lado, quando você troca sem a embreagem, não dá tempo de a moto ir mais rápido que o eixo e ele continua praticamente encostado da engrenagem, motivo pelo qual o clunk não acontece ou é imperceptível. Quanto mais torque a moto tiver, maior o clunk, por isso a K16 tem mais clunk que a CL e esta mais que a GS ar. O negócio é se acostumar a não usar a embreagem. O da primeira marcha é só ignorar ou curtir
(1) Aquela barra que fica encima e transfere a força da frenagem para o quadro, evitando que a frenagem empurre a balança e trave a suspensão, o que acontece nas outras motos. Esse sistema é muito útil em bicicletas de downhill, por isso o conheço bem. Obs.: Isso não tem relação com o clunk.
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Como existe o diferencial integrado à barra do paralever (1), existe uma folga que você pode verificar colocando a moto no apoio central e tentando mover a roda com a marcha engatada (moto desligada). Vai perceber que a roda se move livre cerca de 5 graus. Quando você aciona a embreagem possibilita que o sistema entre nessa folga. Quando você solta a embreagem o eixo gira dentro desses 5 graus e bate nas engrenagem para fazer contato novamente. Isso é o famoso clunk da BMW e não é defeito. Por outro lado, quando você troca sem a embreagem, não dá tempo de a moto ir mais rápido que o eixo e ele continua praticamente encostado da engrenagem, motivo pelo qual o clunk não acontece ou é imperceptível. Quanto mais torque a moto tiver, maior o clunk, por isso a K16 tem mais clunk que a CL e esta mais que a GS ar. O negócio é se acostumar a não usar a embreagem. O da primeira marcha é só ignorar ou curtir

(1) Aquela barra que fica encima e transfere a força da frenagem para o quadro, evitando que a frenagem empurre a balança e trave a suspensão, o que acontece nas outras motos. Esse sistema é muito útil em bicicletas de downhill, por isso o conheço bem. Obs.: Isso não tem relação com o clunk.
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Reinaldo Escreveu:Eder,
Não é só o tranco na primeira, mas ao engatar a segunda terceira, ela dá uma marretada ao entrar, parece o cambio das HD, as vezes entra como uma luva, mas sempre dá marretada, alias a segunda quando vai entrar as vezes voce sente no pé como se a embreagem não estivesse acionada, voce sente tranquilos, como se estivesse tentando engatar sem embreagem, como ocorre nos carros, que dá aquela arranhada.
Voce sentiu ? Mas já cansei de pesquisar, pois tanto aqui como outros forum lá de fora, falam para acostumar que é assim mesmo, ao meu ver é a unica coisa que peca, porque os demais é show.
Até breve,
Reinaldo
Wind Power Generation & Wind Power Fun