09-04-2013, 02:46
Quando fui comprar em agosto 2012 ouvi as mesmas estórias. Rodei duas vezes com a 800 e dei uma pequena volta na 1200 em SP, mas sem conhecer muito e por custar o dobro acabei comprando a 800.
Percebi nos passeios que apesar de andarem semelhantes, os que estavam na 1200 pareciam "flutuar" nas estradas e passeavam a 140km/h sem esforço enquanto não sentia o mesmo na 800.
Em fevereiro deste ano a bm deu um belo bônus na 1200 e resolvi tirar a prova. Me cederam uma de teste e rodei 200km de estrada. Foi quando percebi que são aplicações distintas e a ciclística da 1200, principalmente conjunto de suspensão, são impartíveis. O motor bem mais forte e de aceleração animal, o freio excepcional aliado á suspensão que não afunda na frenagem. Anda a 180km/h como se estivesse a 120 na 800 em matéria de conforto e sensação de segurança. Faz curva sem igual. Conforto excepcional.
Na cidade a 1200 foi muito bem também, muito mais ágil e fácil de tocar do que haviam comentado.
Na cidade com tráfego pesado a 800 se mostra mais ágil e transmite sensação de ser mais leve (a diferença de peso não passa de 15kg apenas) e achei na terra bem mais segura e fácil de levar que a 1200 principalmente pelo aro 21.
O resultado após o teste foi que vendi a 800 com 6 meses de uso, acrescentei a diferença e comprei a 1200GS 12/13 e, hoje me sinto mais a vontade nela do que antes, mesmo em SP encarando a Marginal Pinheiros como se estivesse passeando e em trechos de terra leves.
Se for comprar a moto para usar 90% no dia a dia "em tráfego pesado" a 800 acaba sendo mais versátil. Ja para quem pretender fazer viagens a 1200 é muuuito melhor e vale cada centavo não sendo um mito ou tendência de upgrade, mas sim uma realidade Justifica custar bem mais caro.
A comparação foi com as duas de mesmo ano de fabricação e acessórios (roda raiada, computador bordo,etc...), com a GS Sport e não com a GSA Adventure que é mais pesada. Tenho 1,90 m o que me facilita andar nas GS.
A 1200 passou por pequenas alterações até 2010 afetando peso e potência, fatores que talvez possam mudar a percepção se comparado a modelos anteriores a 2010.
O fato é que dificilmente se faz teste ride em estrada e a 800 trás muito boa impressão na cidade, mas tendo a oportunidade de fazer em estrada e sem prazo de devolver como no uso diário não dá para deixar de comprar ou passar a sonhar com a 1200GS.
Gostei tanto da 1200 que rodei em um mês mais do que havia rodado em 6 meses com a 800.
Dei uma volta na minha antiga 800 semana passada e consolidei minha opinião formada.
Se for comparar com GS1150 ou anterior (já andei tb) que pesam bem mais que as 1200 atuais, a 800 acaba sendo mais usual.
O Cassio teve experiência com a 1200 no off e me garante que é excepcional também, quem sabe ele comenta aqui. O duro é ter coragem de colocar na terra sem dó.
Espero ter ajudado e desculpem escrever um livro aqui rsrs.
Percebi nos passeios que apesar de andarem semelhantes, os que estavam na 1200 pareciam "flutuar" nas estradas e passeavam a 140km/h sem esforço enquanto não sentia o mesmo na 800.
Em fevereiro deste ano a bm deu um belo bônus na 1200 e resolvi tirar a prova. Me cederam uma de teste e rodei 200km de estrada. Foi quando percebi que são aplicações distintas e a ciclística da 1200, principalmente conjunto de suspensão, são impartíveis. O motor bem mais forte e de aceleração animal, o freio excepcional aliado á suspensão que não afunda na frenagem. Anda a 180km/h como se estivesse a 120 na 800 em matéria de conforto e sensação de segurança. Faz curva sem igual. Conforto excepcional.
Na cidade a 1200 foi muito bem também, muito mais ágil e fácil de tocar do que haviam comentado.
Na cidade com tráfego pesado a 800 se mostra mais ágil e transmite sensação de ser mais leve (a diferença de peso não passa de 15kg apenas) e achei na terra bem mais segura e fácil de levar que a 1200 principalmente pelo aro 21.
O resultado após o teste foi que vendi a 800 com 6 meses de uso, acrescentei a diferença e comprei a 1200GS 12/13 e, hoje me sinto mais a vontade nela do que antes, mesmo em SP encarando a Marginal Pinheiros como se estivesse passeando e em trechos de terra leves.
Se for comprar a moto para usar 90% no dia a dia "em tráfego pesado" a 800 acaba sendo mais versátil. Ja para quem pretender fazer viagens a 1200 é muuuito melhor e vale cada centavo não sendo um mito ou tendência de upgrade, mas sim uma realidade Justifica custar bem mais caro.
A comparação foi com as duas de mesmo ano de fabricação e acessórios (roda raiada, computador bordo,etc...), com a GS Sport e não com a GSA Adventure que é mais pesada. Tenho 1,90 m o que me facilita andar nas GS.
A 1200 passou por pequenas alterações até 2010 afetando peso e potência, fatores que talvez possam mudar a percepção se comparado a modelos anteriores a 2010.
O fato é que dificilmente se faz teste ride em estrada e a 800 trás muito boa impressão na cidade, mas tendo a oportunidade de fazer em estrada e sem prazo de devolver como no uso diário não dá para deixar de comprar ou passar a sonhar com a 1200GS.
Gostei tanto da 1200 que rodei em um mês mais do que havia rodado em 6 meses com a 800.
Dei uma volta na minha antiga 800 semana passada e consolidei minha opinião formada.
Se for comparar com GS1150 ou anterior (já andei tb) que pesam bem mais que as 1200 atuais, a 800 acaba sendo mais usual.
O Cassio teve experiência com a 1200 no off e me garante que é excepcional também, quem sabe ele comenta aqui. O duro é ter coragem de colocar na terra sem dó.
Espero ter ajudado e desculpem escrever um livro aqui rsrs.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.