12-02-2015, 09:52
Wakapp, não sou especialista na área, mas algumas coisas que tenho certeza, são:
- só a Petrobrás refina combustível no Brasil. Só tenho conhecimento de que a Petrobrás produz a gasolina COMUM de 87 octanas e a PODIUM, que é exclusivamente distribuída aos postos BR e de 95 Octanas.
- Isso de a gasolina premium da Ipiranga ter 91 octanas me parece mito, já que este número de Octanas só é mencionado em fóruns de discussão, mas não consegui encontrar esta informação oficial em lugar nenhum - NEM MESMO no site da Ipiranga, onde só se encontra a informação de que ela "possui o mesmo nível de octanas das gasolinas consagradas dos estados unidos e europa", o que, convenhamos, é no mínimo estranho, visto o exposto acima
- em teoria, se a porcentagem de álcool está aumentando, o motor das motos deveria entregar mais potência, em função do fato de que o álcool tem um poder calorífico maior que o da gasolina (repare que a potência que qualquer motor flex entrega com álcool é superior à que entrega com gasolina)
- igualmente, o motor da moto deveria apresentar menos pré-ignição ( a famosa batida de pino) porque o álcool ajuda a subir o poder anti-detonante da mistura (que é um tema que já discutimos aqui no fórum)
- por fim, uma opinião: concordo que este aumento para 27% é para ajudar o mercado de álcool, já que o consumo dele abaixou de forma impressionante nos últimos anos, graças à política do governo de manter os preços da gasolina artificialmente baixos para segurar a inflação, não obstante o preço do petróleo estivesse nas alturas (agora a equação se inverteu e vamos ver o que vai acontecer...)
abraço
Trovão
- só a Petrobrás refina combustível no Brasil. Só tenho conhecimento de que a Petrobrás produz a gasolina COMUM de 87 octanas e a PODIUM, que é exclusivamente distribuída aos postos BR e de 95 Octanas.
- Isso de a gasolina premium da Ipiranga ter 91 octanas me parece mito, já que este número de Octanas só é mencionado em fóruns de discussão, mas não consegui encontrar esta informação oficial em lugar nenhum - NEM MESMO no site da Ipiranga, onde só se encontra a informação de que ela "possui o mesmo nível de octanas das gasolinas consagradas dos estados unidos e europa", o que, convenhamos, é no mínimo estranho, visto o exposto acima
- em teoria, se a porcentagem de álcool está aumentando, o motor das motos deveria entregar mais potência, em função do fato de que o álcool tem um poder calorífico maior que o da gasolina (repare que a potência que qualquer motor flex entrega com álcool é superior à que entrega com gasolina)
- igualmente, o motor da moto deveria apresentar menos pré-ignição ( a famosa batida de pino) porque o álcool ajuda a subir o poder anti-detonante da mistura (que é um tema que já discutimos aqui no fórum)
- por fim, uma opinião: concordo que este aumento para 27% é para ajudar o mercado de álcool, já que o consumo dele abaixou de forma impressionante nos últimos anos, graças à política do governo de manter os preços da gasolina artificialmente baixos para segurar a inflação, não obstante o preço do petróleo estivesse nas alturas (agora a equação se inverteu e vamos ver o que vai acontecer...)
abraço
Trovão