14-02-2015, 15:44
Prezados Leitores,
Estudando um pouco sobre os índices de octanagem, o correto a dizer é que a nossa gasolina pode ser 87, 91 ou 95 IAD (Índice Anti-detonante) que é o mesmo AKI (Anti-Knock Index), que é um valor médio entre dois métodos de medição o RON medido a 600 rpm e o MON medido a 900 rpm. Logo a gasolina comum atende a especificação mínima exigida pela BMW, a Premium e a Pódium excedem a especificação ideal sugerida pela BMW. Fica somente a questão sobre a quantidade de etanol, pois estamos recebendo menos energia pelo que pagamos. A quantidade de etanol maior não deve trazer problemas aos componentes do motor, pois a grande quantidade de peças em contato com o combustível é plástica e as poucas metálicas serão afetada da mesma maneira por uma dosagem de 20% a 27%. Desculpe-me por lançar uma questão sem estudar em detalhes as informações, apenas vai uma crítica a BMW que deveria usar apenas unidades locais nos manuais para não trazer confusão.
Estudando um pouco sobre os índices de octanagem, o correto a dizer é que a nossa gasolina pode ser 87, 91 ou 95 IAD (Índice Anti-detonante) que é o mesmo AKI (Anti-Knock Index), que é um valor médio entre dois métodos de medição o RON medido a 600 rpm e o MON medido a 900 rpm. Logo a gasolina comum atende a especificação mínima exigida pela BMW, a Premium e a Pódium excedem a especificação ideal sugerida pela BMW. Fica somente a questão sobre a quantidade de etanol, pois estamos recebendo menos energia pelo que pagamos. A quantidade de etanol maior não deve trazer problemas aos componentes do motor, pois a grande quantidade de peças em contato com o combustível é plástica e as poucas metálicas serão afetada da mesma maneira por uma dosagem de 20% a 27%. Desculpe-me por lançar uma questão sem estudar em detalhes as informações, apenas vai uma crítica a BMW que deveria usar apenas unidades locais nos manuais para não trazer confusão.