24-04-2013, 18:21
RicBoris Escreveu:Minha primeira moto com ABS é a XRE. Antes usei diversas outras (trails e urbanas) sem esse sistema. A prática me trouxe a necessária experiência na condução nos diversos tipos de terrenos sem ABS. Somente de 2009 pra cá, quando adquiri a XRE300-ABS, foi que percebi o quão importante é esse tipo de dispositivo para a segurança. Quando rodava de Tornado em estradas de terra e cascalho, por exemplo, não foram poucos os sustos (e alguns tombos) causados pela saída de traseira (derrapagem) da moto. E isso não ocorre na moto com ABS, passando uma boa sensação de aderência, inimaginável em motos sem o sistema anti-bloqueio. Situação semelhante ocorre na frenagem nesse tipo de terreno (cascalho, terra), pois a moto com ABS não trava a roda, nenhuma das duas, como ocorre normalmente em motos sem ABS. O sistema ABS na XRE é o combinado (imagino que o da F800 também o seja), ou seja, o acionamento do freio (no caso da XRE, no pedal) é distribuído às duas rodas e não apenas a traseira. Isso gruda a moto no chão sem risco de travar as rodas. Quem anda no off sabe como o freio dianteiro é perigoso em terra e cascalho. Com o ABS esse risco é praticamente anulado. Também não quero mais moto sem ABS.
ABS da XRE da de 10 a zero no da BMW, o ABS da BMW não é combinado nem na 1200GS