womvet Escreveu:Boa tarde, amigos. Gostaria de tirar umas dúvidas com voces em relação as BMW GS 650. Sempre dirigi motos custom na minha vida motociclística. Agora, chegando aos quase 50 anos, quero mudar de estilo, indo para as Dual Purpouse, como a GS. Tendo em mente que tenho 1,83m e 100 kg e minha mulher, 1,88m e 80 kg, gostaria de saber se a moto aguenta o tranco em viagens beirando os 500 km. O que vcs podem me dizer em relação a potencia, torque, suspensões, etc? Consumo não me interessa muito, visto que minhas motos nunca foram econômicas. Fico no aguardo!
Com certeza a melhor moto para viajar 500 km sem garupa e com apenas mochila e top case. No seu caso ela deixa as pernas um pouco dobradas demais. Diria que ela é fit 1,75 m.
É muito leve, 175 kg, e tem o centro de gravidade bem baixo, o que facilita bastante a agilidade e o manuseio.
O comportamento off road é bem melhor do que se comenta, pois o freio motor do martelão de 10 cm praticamente desonera o piloto de usar o freio traseiro. Essa mesma característca inercial facilita bastante o uso urbano com frenagens, por exemplo, apenas apertando e soltando a embreagem sem trocar a marcha. Além disso os pneus são 70/30 e a roda dianteira é um pouco maior, 19. Os pneus, dizem, duram de 20 mil a 30 mil km.
Sua suspensão não é comparável com a da R1200GS, pois tem ajustes apenas na traseira e a dianteira transmite irregularidades do solo diretamente ao guidão, como em qualquer moto convencional, o que não ocorre com a 1200, que é imbatível nas suspensões.
Tem um ótimo torque a 5000 RPM, uns 6 kg, o que sobra para pilotar sem garupa e permite andar a rotações mais baixas. Você poderia viajar em cruzeiro a 130 km/h muito relaxado, se a legislação permitisse. Ela chega fácil a 160 km/h. A aerodinâmica atinge um pouco os braços, exigindo que fiquem mais próximos do falso tanque, mas o vento acha seu caminho correto acima da aba de capacetes tipo enduro, como o da BMW. O tanque mesmo fica embaixo, melhorando ainda mais o centro de gravidade.
Você pode não se importar com o consumo, mas a autonomia da moto, sim. Por andar em em baixas rotações, faz normalmente mais de 20 km/l, havendo relatos de 32 km/l a 100 km/h. Se conseguir 20 vai ter 280 km de autonomia, lhe permitindo abastecer apenas uma vez no meio da sua viagem de 500 km.
Por ser monocilíndrica e ter apenas 5 marchas, falta uma marcha entre a primeira e a segunda para fazer curvas mais agressivas no off, o que exige bastante o uso da embreagem, ao contrário da 1200 em que se pode andar praticamente clutchless em quase todas as situações por ter um câmbio melhor escalonado.
Em altas rotações o martelão vibra mais, como uma motocross, mas não acredito que vá pilotar dessa forma, mesmo porque não é moto para isso. Nesse caso a moto ideal seria a KTM 690 ( http://www.ktm.com/tr/enduro/690-enduro-r/ ) que não temos por aqui e ficaria mais próxima do comportamento da 800GS.
Resumindo, moto para pilotos não altos, que andam sem garupa no trânsito urbano, estradas de chão e em viagens curtas a velocidade próxima de 120 km/h, que prezam pela economia de combustível, têm capacidade de se virar sem controle de tração, mas fazem questão do refino ciclístico BMW e do aprovadíssmo motor Rotax austrïaco, produzido na China sem deméritos e, da mesma forma, montado com a moto no Brasil.
Pode-se conseguir uma zero km nas concessionárias por preço inferior a 30 mil reais.
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