26-01-2016, 06:52
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-01-2016, 08:25 por Iceman.)
Somente para complementar o tema, muito relevante por sinal, quando nos deparamos com o shimming, a reação natural e instintiva do piloto diante do perigo é freiar.
Pois bem, o que os especialistas recomendam, por mais contraditório que possa parecer, é ACELERAR FORTE novamente.
Ao fazer isso, reduz-se a pressão sobre a roda dianteira, e fica mais fácil controlar o shimming.
ACELERA, alinha e reduz gradativamente a aceleração novamente.
Ao freiar (ou desacelerar) bruscamente, transferimos todo o peso da moto para a roda dianteira, ou seja, aumentamos o atrito desta com o chão.
Se ela estiver shimmando, fica impossível de controlar o guidom.
A única maneira de recuperar o controle é TIRAR o peso da roda dianteira, e a única maneira de fazer isso é acelerando forte.
Falar é fácil, duro é ter culhão para fazer isso na hora do pega-prá-capar kkkk :o
Pois bem, o que os especialistas recomendam, por mais contraditório que possa parecer, é ACELERAR FORTE novamente.
Ao fazer isso, reduz-se a pressão sobre a roda dianteira, e fica mais fácil controlar o shimming.
ACELERA, alinha e reduz gradativamente a aceleração novamente.
Ao freiar (ou desacelerar) bruscamente, transferimos todo o peso da moto para a roda dianteira, ou seja, aumentamos o atrito desta com o chão.
Se ela estiver shimmando, fica impossível de controlar o guidom.
A única maneira de recuperar o controle é TIRAR o peso da roda dianteira, e a única maneira de fazer isso é acelerando forte.
Falar é fácil, duro é ter culhão para fazer isso na hora do pega-prá-capar kkkk :o
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
