02-02-2016, 20:31
luiztrovao Escreveu:Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....Caramba essa matou a pau.
O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...
Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
abs
Trovão
Meu filho participa de um Grupo chamado de Clube do SUBARU e teve um cara que foi com uma Forester e teve esse problema.
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016