14-03-2016, 23:12
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-03-2016, 23:17 por Paulorod.)
Andei revendo minha opinião sobre este assunto!
Consultei os manuais da GS800 americana e sul-africana.
A recomendação de combustível é a mesma que a nossa, isto é, octanagem de 95 RON/ROK e máximo de 10% de etanol.
Esta octanagem é alcançada pela nossa gasolina comum, graças à adição de 27% de etanol, que por sua vez fura a especificação do fabricante.
Desconfio que o uso de gasolina Podium pouco ajuda a performance da GS800, porque seria necessário um mapeamento de ignição alternativo que provavelmente não está gravado na ECU do motor, pois, se estivesse, estaria indicada nos manuais brasileiros, americanos ou sul-africanos a possibilidade de utilização de gasolina com nível de octanas de 102 RON/ROK, igual à nossa Podium.
O benefício da Podium ficaria restrito à redução de depósitos, devido ao menor nível de enxofre.
Não posso garantir isto, mas tudo leva a crer que é a conclusão lógica...
Paulo Rodrigues
BMW F800 GS
Belo Horizonte - MG
Consultei os manuais da GS800 americana e sul-africana.
A recomendação de combustível é a mesma que a nossa, isto é, octanagem de 95 RON/ROK e máximo de 10% de etanol.
Esta octanagem é alcançada pela nossa gasolina comum, graças à adição de 27% de etanol, que por sua vez fura a especificação do fabricante.
Desconfio que o uso de gasolina Podium pouco ajuda a performance da GS800, porque seria necessário um mapeamento de ignição alternativo que provavelmente não está gravado na ECU do motor, pois, se estivesse, estaria indicada nos manuais brasileiros, americanos ou sul-africanos a possibilidade de utilização de gasolina com nível de octanas de 102 RON/ROK, igual à nossa Podium.
O benefício da Podium ficaria restrito à redução de depósitos, devido ao menor nível de enxofre.
Não posso garantir isto, mas tudo leva a crer que é a conclusão lógica...
Paulo Rodrigues
BMW F800 GS
Belo Horizonte - MG