07-04-2016, 15:18
Pessoal,
Como já falei centenas de vezes neste fórum, tive uma F8GS roubada com 17 dias de vida, saindo da primeira revisão. Nessa moto eu havia instalado um protetor Chapam e achei ótimo. Fiz até uma "gambitech" para fixar o protetor na parte de cima sem trocar o parafuso original que prende o motor ao chassis. O Chapam foi embora com a moto e nunca tive o dissabor de testá-lo em uma queda.
E daí?
Acontece que, semana passada comprei uma Trophy 2012 - finalmente - e levei à Power para uma revisão, já que o ex-dono quase não andava com ela. Me mostraram uma F8GS 2015 com 500km e que deu PT. Qual o motivo? O parafuso de fixação do protetor de motor Chapam, na parte inferior rompeu o bloco do motor em uma queda. A carenagem estava intacta mas o bloco quebrado. Pelo custo, R$ 49mil de um novo bloco, não compensa o conserto e a bela moto zero foi pro vinagre.
O funcionário que me mostrou esse caso (falava com ele sobre protetores de motor e comentei sobre a gambitech no chapam) me mostrou uma diferença interessante: no Chapam a forma de fixação é quase "direta" no bloco, portanto toda a força do impacto é transferida ao motor. No protetor original BMW e no GIVI que veio nessa Trophy há uma chapinha soldada aos tubos do protetor e essa chapinha é fixada no bloco.
Pela impressão que tivemos, se fosse esse sistema no caso do PT, a tal chapinha se deformaria e absorveria parte do impacto TALVEZ preservando o bloco.
Isso é importante quando se considera que muita gente (eu inclusive) tem seguro apenas para roubo e furto. Um tombo dar PT é tudo o que não preciso nesta minha vida.
Buenas, não se pode garantir que outro protetor não daria o mesmo resultado, mas faz sentido a história da tal chapinha.
Como já falei centenas de vezes neste fórum, tive uma F8GS roubada com 17 dias de vida, saindo da primeira revisão. Nessa moto eu havia instalado um protetor Chapam e achei ótimo. Fiz até uma "gambitech" para fixar o protetor na parte de cima sem trocar o parafuso original que prende o motor ao chassis. O Chapam foi embora com a moto e nunca tive o dissabor de testá-lo em uma queda.
E daí?
Acontece que, semana passada comprei uma Trophy 2012 - finalmente - e levei à Power para uma revisão, já que o ex-dono quase não andava com ela. Me mostraram uma F8GS 2015 com 500km e que deu PT. Qual o motivo? O parafuso de fixação do protetor de motor Chapam, na parte inferior rompeu o bloco do motor em uma queda. A carenagem estava intacta mas o bloco quebrado. Pelo custo, R$ 49mil de um novo bloco, não compensa o conserto e a bela moto zero foi pro vinagre.
O funcionário que me mostrou esse caso (falava com ele sobre protetores de motor e comentei sobre a gambitech no chapam) me mostrou uma diferença interessante: no Chapam a forma de fixação é quase "direta" no bloco, portanto toda a força do impacto é transferida ao motor. No protetor original BMW e no GIVI que veio nessa Trophy há uma chapinha soldada aos tubos do protetor e essa chapinha é fixada no bloco.
Pela impressão que tivemos, se fosse esse sistema no caso do PT, a tal chapinha se deformaria e absorveria parte do impacto TALVEZ preservando o bloco.
Isso é importante quando se considera que muita gente (eu inclusive) tem seguro apenas para roubo e furto. Um tombo dar PT é tudo o que não preciso nesta minha vida.
Buenas, não se pode garantir que outro protetor não daria o mesmo resultado, mas faz sentido a história da tal chapinha.
Ô sexta que não chega!