14-05-2013, 23:51
Alago, olá.
Concordo, em parte com o q escreveu.
Preparação de motor eh assunto serio.
A razão ar/combustível eh dependente exclusivamente do combustível.
Variações de temperatura, pressão, altitude, velocidade nas motos com run air, etc, apenas variam o "ar" em sua densidade, e a injeção tem algorítimos pra fazer as devidas compensações de acordo com estas variáveis lidas por seus sensores.
Mas a razão ar/combustível, considerando o "är" devidamente referenciado, para uma queima estequiométrica, eh fixa, dependente exclusivamente do conteúdo químico do combustível.
Tem um trabalho interessante neste link q aborda de forma clara o tema:
http://pt.scribd.com/doc/13183026/Estequ...ombustivel
Vc pode brincar com este numero em busca de economia e performance, cuidando pra nao fazer bobagem demais...
Eu gosto de eletronica, de mecanica e de motos. Estou me divertindo e ciente dos riscos.
Qnt ao boi, foi ele quem afinou minha XX 3 anos atrás. Ela saiu das mãos dele com 2,5 kgs de torque e 14 CVs de potencia a mais. Ela tem filtro K&N, um escape full Akrapovice um Power Commander III afinando tudo.
O Boi mudou de endereço e está sem dinamômetro, impossibilitado portanto de fazer um trabalho serio por estes dias...
Abç.
Concordo, em parte com o q escreveu.
Preparação de motor eh assunto serio.
A razão ar/combustível eh dependente exclusivamente do combustível.
Variações de temperatura, pressão, altitude, velocidade nas motos com run air, etc, apenas variam o "ar" em sua densidade, e a injeção tem algorítimos pra fazer as devidas compensações de acordo com estas variáveis lidas por seus sensores.
Mas a razão ar/combustível, considerando o "är" devidamente referenciado, para uma queima estequiométrica, eh fixa, dependente exclusivamente do conteúdo químico do combustível.
Tem um trabalho interessante neste link q aborda de forma clara o tema:
http://pt.scribd.com/doc/13183026/Estequ...ombustivel
Vc pode brincar com este numero em busca de economia e performance, cuidando pra nao fazer bobagem demais...
Eu gosto de eletronica, de mecanica e de motos. Estou me divertindo e ciente dos riscos.
Qnt ao boi, foi ele quem afinou minha XX 3 anos atrás. Ela saiu das mãos dele com 2,5 kgs de torque e 14 CVs de potencia a mais. Ela tem filtro K&N, um escape full Akrapovice um Power Commander III afinando tudo.
O Boi mudou de endereço e está sem dinamômetro, impossibilitado portanto de fazer um trabalho serio por estes dias...
Abç.