21-05-2013, 16:07
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-05-2013, 16:12 por TOLENTINO.)
Silvio, provavelmente sua grande experiência ajuda muito, pois como alguns dizem, existe o "ABS mental", ou seja, quando o piloto que tem total domínio da moto e muito sangue frio, consegue dosar os freios de maneira a não deixar as rodas travarem, mas são poucos que conseguem administrar uma situação de "pânico".
O ABS é sem dúvida importantíssimo, não apenas pela segurança ativa que proporciona, mas também por motivos mercadológicos. Quer um exemplo? Fiz a burrada de comprar uma Transalp sem ABS e quando coloquei a venda, 10 entre 10 interessados perguntavam se tinha ABS e desistiam diante da minha resposta negativa. Foram 4 meses para vender a moto, que estava igual a 0km, com apenas 1.800km rodados e mesmo assim, vendi por um preço muito baixo para uma loja e a moto está lá até hoje (desde fevereiro).
Outro exemplo: veja a enorme queda de vendas das motos "grandes" da Suzuki, pois o Mr. João Toledoido, até "ontem" não trazia modelos com freios ABS. Ouvi muitos amigos comentando que jamais pagariam R$ 52K numa Haya ou numa SRAD por não terem ABS. Mesmo as Bandits, que são modelos "classicos" estão com as vendas muito baixas por esse motivo.
Enfim, o controle anti-travamento dos freios é tão ou mais importante que o surgimento da injeção eletrônica, pois quem hoje aceitaria comprar uma moto, "grande", 0km, carburada?. Vai acontecer o mesmo com os freios ABS muito em breve.
Abraço!
O ABS é sem dúvida importantíssimo, não apenas pela segurança ativa que proporciona, mas também por motivos mercadológicos. Quer um exemplo? Fiz a burrada de comprar uma Transalp sem ABS e quando coloquei a venda, 10 entre 10 interessados perguntavam se tinha ABS e desistiam diante da minha resposta negativa. Foram 4 meses para vender a moto, que estava igual a 0km, com apenas 1.800km rodados e mesmo assim, vendi por um preço muito baixo para uma loja e a moto está lá até hoje (desde fevereiro).
Outro exemplo: veja a enorme queda de vendas das motos "grandes" da Suzuki, pois o Mr. João Toledoido, até "ontem" não trazia modelos com freios ABS. Ouvi muitos amigos comentando que jamais pagariam R$ 52K numa Haya ou numa SRAD por não terem ABS. Mesmo as Bandits, que são modelos "classicos" estão com as vendas muito baixas por esse motivo.
Enfim, o controle anti-travamento dos freios é tão ou mais importante que o surgimento da injeção eletrônica, pois quem hoje aceitaria comprar uma moto, "grande", 0km, carburada?. Vai acontecer o mesmo com os freios ABS muito em breve.
Abraço!
Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens.
Aristóteles
Aristóteles