22-12-2016, 16:03
Gustavo, essa é uma questão muito delicada mesmo.
Com certeza, ninguém sofre um acidente porque quer.
Obviamente sempre tem os que abusam da velocidade e da falta de prudência. Estes com certeza correm um risco muito maior.
Mas mesmo os que, como nós, pilotam dentro dos limites seguros, prestando atenção, usando equipamento adequado, etc, não estão livres de acidentes.
Sempre tem "os outros" para fazer m... na sua frente.
OK. Se todos estamos sujeitos a um acidente, qual a diferença entre um "transplantado" e uma pessoa não "transplantada"?
Basicamente as consequências.
Especificamente no caso do rim, uma pessoa normal tem dois, ou seja, se perder um (ou doar, como no caso da sua mãe), ainda podemos viver com um só.
É como se um pneu furasse, usamos o estepe mas seguimos viagem sem o estepe (pois já foi usado).
Por outro lado, mesmo uma pessoa normal tem diversos órgãos (a maioria aliás) que não tem reserva (coração, coluna vertebral, baço, intestinos, etc.).
Então, olhando por esse lado, não teria muita diferença entre o risco que você corria antes e agora.
Agora, pelo lado médico/fisiológico, não sei se o rim tem uma fragilidade maior que outros órgãos mencionados.
Eu creio que existam equipamentos de proteção, do tipo usado pelos caras de moto-cross, que podem fornecer proteção adicional para esta área.
O ideal seria realmente consultar um médico.
Outro fator a ser ponderado é o tamanho da sua paixão pelo motociclismo.
Ou seja, a relação custo (risco)/benefício.
É a velha estória do cara que perguntou ao médico quanto tempo ele teria ainda de vida.
O médico respondeu: - Bem, se você parar de fumar, de beber, de comer carne animal, gorduras, doces, etc. e para de fazer sexo, você poderá viver alguns anos a mais.
O cidadão respondeu: - Doutor, seu eu não puder fazer mais nada disso, para que eu vou querer viver alguns anos a mais?
Enfim, é uma decisão complicada e pessoal.
Talvez um meio termo.
Não vende a moto, mas dá uma maneirada na freqüencia de uso, estuda melhor os passeios, evitando áreas de maior risco, sei lá.
Você é quem terá que achar a resposta.
De qualquer forma, estimo uma pronta recuperação.
Com certeza, ninguém sofre um acidente porque quer.
Obviamente sempre tem os que abusam da velocidade e da falta de prudência. Estes com certeza correm um risco muito maior.
Mas mesmo os que, como nós, pilotam dentro dos limites seguros, prestando atenção, usando equipamento adequado, etc, não estão livres de acidentes.
Sempre tem "os outros" para fazer m... na sua frente.
OK. Se todos estamos sujeitos a um acidente, qual a diferença entre um "transplantado" e uma pessoa não "transplantada"?
Basicamente as consequências.
Especificamente no caso do rim, uma pessoa normal tem dois, ou seja, se perder um (ou doar, como no caso da sua mãe), ainda podemos viver com um só.
É como se um pneu furasse, usamos o estepe mas seguimos viagem sem o estepe (pois já foi usado).
Por outro lado, mesmo uma pessoa normal tem diversos órgãos (a maioria aliás) que não tem reserva (coração, coluna vertebral, baço, intestinos, etc.).
Então, olhando por esse lado, não teria muita diferença entre o risco que você corria antes e agora.
Agora, pelo lado médico/fisiológico, não sei se o rim tem uma fragilidade maior que outros órgãos mencionados.
Eu creio que existam equipamentos de proteção, do tipo usado pelos caras de moto-cross, que podem fornecer proteção adicional para esta área.
O ideal seria realmente consultar um médico.
Outro fator a ser ponderado é o tamanho da sua paixão pelo motociclismo.
Ou seja, a relação custo (risco)/benefício.
É a velha estória do cara que perguntou ao médico quanto tempo ele teria ainda de vida.
O médico respondeu: - Bem, se você parar de fumar, de beber, de comer carne animal, gorduras, doces, etc. e para de fazer sexo, você poderá viver alguns anos a mais.
O cidadão respondeu: - Doutor, seu eu não puder fazer mais nada disso, para que eu vou querer viver alguns anos a mais?
Enfim, é uma decisão complicada e pessoal.
Talvez um meio termo.
Não vende a moto, mas dá uma maneirada na freqüencia de uso, estuda melhor os passeios, evitando áreas de maior risco, sei lá.
Você é quem terá que achar a resposta.
De qualquer forma, estimo uma pronta recuperação.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
