30-05-2013, 16:39
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-05-2013, 17:21 por TOLENTINO.)
Crodão, como esse assunto é muito interessante e importante, pesquisei um pouco mais e encontrei informações mais detalhadas, inclusive acrescentando informações técnicas que desconhecia. Fiz o resumo abaixo para não publicar textos extensos:
retirado do site da Bosh, no tópico FILTROS DE ÓLEO:
“...devem ser substituídos periodicamente de acordo com indicação no manual do veículo afim de evitar o entupimento do filtro.
Em caso de entupimento do papel, alguns filtros possuem uma válvula de segurança, que se abre com a pressão da bomba de óleo, permitindo a passagem de óleo, mesmo que ele não esteja filtrado. Outros não possuem essa válvula...”
...”e quando o motor é desligado, uma válvula anti-retorno (ou bloqueio), não deixa o filtro ficar sem óleo. (apenas alguns filtros tem essa característica)...”
O vídeo abaixo, da MANN, fabricante de filtros originais e que atende a grande maioria dos fabricantes de carros e motos, demonstra perfeitamente a diferença entre um filtro original (ou de boa qualidade) e um filtro não original e, ainda, sobre filtros construídos sob "especificação do fabricante do motor". Note a informação sobre dois itens importantíssimos no filtro: a "válvula de segurança" e a "válvula anti-retorno".
[video=youtube;-IuKhmrrcVc]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=-IuKhmrrcVc[/video]
Vista explodida de um filtro
[ATTACH=CONFIG]1128[/ATTACH]
Resumindo:
1- o filtro de óleo tem construção mais complexa do que aparenta.
2- trata-se de componente que deve atender as especificações dos fabricantes dos veículos.
3- um filtro projetado para uso em um automóvel, cuja rotação de uso normal oscila entre 1.500 a 4.000RPM, tem um projeto diferente de um filtro para uso em motocicletas, cuja faixa de rotação útil é muito superior e que trabalha em condições bastante diferentes.
4- um filtro inadequado causará problemas no curtíssimo prazo.
retirado do site da Bosh, no tópico FILTROS DE ÓLEO:
“...devem ser substituídos periodicamente de acordo com indicação no manual do veículo afim de evitar o entupimento do filtro.
Em caso de entupimento do papel, alguns filtros possuem uma válvula de segurança, que se abre com a pressão da bomba de óleo, permitindo a passagem de óleo, mesmo que ele não esteja filtrado. Outros não possuem essa válvula...”
...”e quando o motor é desligado, uma válvula anti-retorno (ou bloqueio), não deixa o filtro ficar sem óleo. (apenas alguns filtros tem essa característica)...”
O vídeo abaixo, da MANN, fabricante de filtros originais e que atende a grande maioria dos fabricantes de carros e motos, demonstra perfeitamente a diferença entre um filtro original (ou de boa qualidade) e um filtro não original e, ainda, sobre filtros construídos sob "especificação do fabricante do motor". Note a informação sobre dois itens importantíssimos no filtro: a "válvula de segurança" e a "válvula anti-retorno".
[video=youtube;-IuKhmrrcVc]http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=-IuKhmrrcVc[/video]
Vista explodida de um filtro
[ATTACH=CONFIG]1128[/ATTACH]
Resumindo:
1- o filtro de óleo tem construção mais complexa do que aparenta.
2- trata-se de componente que deve atender as especificações dos fabricantes dos veículos.
3- um filtro projetado para uso em um automóvel, cuja rotação de uso normal oscila entre 1.500 a 4.000RPM, tem um projeto diferente de um filtro para uso em motocicletas, cuja faixa de rotação útil é muito superior e que trabalha em condições bastante diferentes.
4- um filtro inadequado causará problemas no curtíssimo prazo.
Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens.
Aristóteles
Aristóteles