30-05-2013, 15:41
TOLENTINO Escreveu:Crodao, foi uma brincadeira, e é claro que concordo com você, pois não é fácil ganharmos nosso R$ e do que sobra, depois do PT levar 1/3, não podemos deixar levarem fácil.
Mas especificamente quanto ao filtro de óleo, tenho receio de adaptações pois a função desse item é vital em um motor, principalmente o de motocicletas, em razão do alto giro, da temperatura e também pelo fato do mesmo óleo lubrificar o câmbio e a embreagem. Pagar R$99 pelo filtro, como paguei agora na revisão dos 6.000km é realmente muito caro considerando o custo de fabricação desse componente, mas por outro lado, quanto custaria reparar eventual dano no motor, no cambio ou na embreagem por deficiência de filtragem ou até em razão de um filtro mais barato soltar alguma limalha ou desprender alguma parte interna que contamine o óleo? E R$99 em 6.000km representam apenas R$ 0,016/km rodado.
Grande abraço!
Olá Tolentino, estamos em casa amigo. Fique tranquio que tá tudo certo. A minha dúvida, e eu realmente recorro aos universitários (Kkkkkk), é saber se vale à pena pagar os 99,00 ou se isso é só jogada de marketing. A minha dúvida é: Quão importante é usar o filtro indicado pelo fabricante ? Pergunto aos mais entendidos, se esse item é realmente indispensável utilizar o do fabricante. Eu imagino que eu, assim como muitos, temos uma preocupação com a questão da lubrificação. Mas será que o filtro do carro e da moto não são iguais ? Se a rosca é a mesma, eu penso que não deve ter nenhum tipo de cálculo hidrodinâmico, que a vazão ou a velocidade de escoamento influencie no filtro.
Ou seja, desde que o volume de óleo dentro seja mais ou menos igual, e que ele seja indicado para a mesma viscosidade de óleo, será que não vale à pena utilizar os compatíveis ? Claro que estou partindo do princípio de que a qualidade é boa, senão não vale à pena nem pensar no assunto.
Com a palavra os entendidos do assunto:
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016