30-08-2017, 19:29
luiztrovao Escreveu:Uma pequena adição ao tópico:
- Como disse o Pablo, o fluido de freio absorve a umidade do ar. É por isso que na maioria dos carros, o reservatório está localizado do lado do motor em que fica o coletor de escape, exatamente para “morar” no lugar mais quente do motor e, por consequência, com menor índice de umidade.
- Quando o fluido está contaminado pela água, normalmente o sintoma mais comum (seja em automóveis ou motos) é o seguinte: de manhã, com o veículo ainda frio, ele freia bem, sem problemas. Porém, conforme o conjunto vai se aquecendo com o uso do veículo, a água que contaminou o fluido vai se separando, gerando micro bolhas no circuito. Estas bolhas reagem à pressão do cilindro de freio de forma diferente do resto do fluido, resultando em baixa capacidade de frenagem e é fácil de sentir que o veículo já não está mais freando com a mesma eficiência.
Resumo: ainda que a Km rodada seja baixa, eu sempre recomendo a substituição completa do fluido de freio pelo menos 1 vez por ano pois a absorção da umidade do ar se dá independente da Km. O fluido é um ítem barato e a sua troca não deve ser negligenciada.
Abs
Legal,o automóvel da minha esposa já tem 9 anos e esta com o fluido de fabrica.Sempre esqueço da manutenção do carro dela,ainda bem que continua comos freios bons,mas preciso ver isso.