18-10-2017, 08:28
rodpcastro Escreveu:1o - não é verdade que "quanto mais baixa a temperatura mais dura o motor". O motor é projetado para funcionar num range de temperatura específico, menos ou mais é problema. Por exemplo, enquanto o motor não atinge a temperatura correta ele gasta mais gasolina e o sistema de evaporação dos vapores óleo para a admissão fica fechado. Mas a troca da especificação do óleo para outra tão próxima não vai alterar isso significativamente.
2o - as motos até 2012 tinham recomendação no manual de óleo 10w40. De 2013 adiante passou para 15 w50 sem que tenha havido qualquer modificação no motor (eu tive uma 2010 e tenho uma 2013). Isso meio que indica que qualquer dos dois dá conta.
A mudança que voce citou(especificação do oleo) com certeza dará conta, mas é no mínimo estranho. Nao sou engenheiro(mas ja trabalhei em um Engenho hehe).Gostei do seu comentário e aprendi mais ainda. É fato que nem o calor nem o frio são saudáveis para nossos motores. Nas motos de refrigeração liquida, temos a ventoinha e a tal "cebolinha" que podem controlar um pouco as altas temperaturas que o motor e oleo chegam, mas e as refrigeradas a ar? Acho que estes motores no calor vão sofrer um desgaste maior. Isso é somente um achismo,baseado no pouco que sei.Abrax