19-10-2017, 01:24
Mcolnagosp Escreveu:Já me falaram que você tem que forçar o funcionamento do ABS de vez em quando, para não travar por falta de funcionamento.
Eu não conheço o sistema, mas imagino que tenha algo móvel que precisa de lubrificação.
Marcelo, não sou especialista, mas até onde eu sei, o sistema é totalmente eletrônico, sem peças móveis.
Tanto que o costumamos chamar de "sensor do ABS" é realmente um sensor que detecta quando a roda está parada.
Ai a eletrônica assume e alivia a pressão do sistema de frenagem.
Não vejo porque precisaria acionar ele de vez em quando, ou ainda um longo período de inatividade poderia prejudicar o sistema.
Creio que se assim fosse, teria alguma observação no manual, tanto da moto quanto dos carros, pois o princípio de funcionamento é o mesmo.
Meu tio trabalhava na Mercedes-Benz da Alemanha e era gerente do departamento e testes de carros.
Eu morava lá quando sairam os primeiros carros com ABS.
(Fazendo um parênteses: Os primeiros carros com ABS na Alemanha tinham que ter um adesivo no vidro traseiro, informando que o veículo era equipado com ABS, para o piloto que vinha atrás saber que ele freiaria em um espaço muito menor que o seu veículo e consequentemente deveria manter uma distância maior. Coisa de Alemão :p )
Este ABS de primeira geração era baseado em um princípio hidráulico, mas hoje em dia é tudo eletrônico.
Tem como você checar essa sua fonte?
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)
