02-11-2017, 08:13
ABS é um sistema eletrônico e mecânico. A eletrônica comanda solenóides que modulam a ação da bomba. Abrem e fecham a pressão no circuito.
Tem um procedimento que se faz com o scanner GS-911 que é a sangria do ABS. É indicado para quando entra ar na bomba do ABS, em geral por erro na troca do fluido. Acontece quando se esgota o fluido no reservatório para limpar, e uma bolhinha que seja entra pela mangueira. Essa bolhinha desce pelo circuito e fica presa na bomba do ABS. A sangria convencional não é capaz de retirá-la. É preciso acionar a bomba do ABS forçadamente para sangrá-la, e é isso que o scanner faz.
Entretanto, esse problema NÃO gera indicador de falha no painel e nem mesmo código de falha no scanner. Seu sintoma é uma trepidação nas frenagens igual em tudo a disco empenado. Então, não é o caso em questão.
Vi, dia desses, num daqueles programas "Jóias sobre rodas" dos canais Discovery um conserto de bomba do ABS de um carro. Bem instrutivo. No caso haviam soldas quebradas no circuito impresso que provocavam falhas em um dos solenóides e por consequência acendimento de luz indicadora de falha no painel. No programa havia uma empresa especializada neste tipo de diagnóstico e reparo, só que infelizmente para nós era na Inglaterra. Mas deve haver equivalente aqui, dado que hoje sistemas ABS são obrigatórios em todos os carros e frequentes mesmo em motos.
Tem um procedimento que se faz com o scanner GS-911 que é a sangria do ABS. É indicado para quando entra ar na bomba do ABS, em geral por erro na troca do fluido. Acontece quando se esgota o fluido no reservatório para limpar, e uma bolhinha que seja entra pela mangueira. Essa bolhinha desce pelo circuito e fica presa na bomba do ABS. A sangria convencional não é capaz de retirá-la. É preciso acionar a bomba do ABS forçadamente para sangrá-la, e é isso que o scanner faz.
Entretanto, esse problema NÃO gera indicador de falha no painel e nem mesmo código de falha no scanner. Seu sintoma é uma trepidação nas frenagens igual em tudo a disco empenado. Então, não é o caso em questão.
Vi, dia desses, num daqueles programas "Jóias sobre rodas" dos canais Discovery um conserto de bomba do ABS de um carro. Bem instrutivo. No caso haviam soldas quebradas no circuito impresso que provocavam falhas em um dos solenóides e por consequência acendimento de luz indicadora de falha no painel. No programa havia uma empresa especializada neste tipo de diagnóstico e reparo, só que infelizmente para nós era na Inglaterra. Mas deve haver equivalente aqui, dado que hoje sistemas ABS são obrigatórios em todos os carros e frequentes mesmo em motos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
http://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
http://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem