24-05-2018, 20:24
Paulork Escreveu:Esse negócio da fábrica não recomendar essa ou aquela gasolina é um assunto bem polêmico. Ainda não tenho muitos km de BMW, mas tenho bastante de Harley, cuja fábrica recomenda (e até faz propaganda no livreto da moto) o uso da gasolina Podium.
Confesso que já usei algumas vezes, e a única diferença que notei além do bolso mais vazio, foi um aumento de consumo.
No dia a dia sempre usei a gasolina aditivada, e nunca tive qualquer problema de manutenção, carbonização ou entupimento de bicos.
A razão pela qual as montadoras desaconselham o uso de gasolinas aditivadas é porque cada bandeira inventa sua própria sopa de aditivos, o que por sí só já é ruim, pois a montadora não tem como saber que aditivos são esses e se irão ou não danificar alguma coisa.
A coisa fica ainda pior quando o usuário mistura aditivadas de diferentes bandeiras. Ai então a sopa vira uma poção de bruxa, que ninguem pode prever os resultados.
Então, na dúvida e para tirar o c.. da reta, é melhor dizer que não pode e pronto. Assim se safam de qualquer problema em garantia.
O que não quer dizer que não seja possível usar aditivada sem problemas. Mas é uma questão de arriscar ou não.
Pessoalmente, numa moto de 80k, eu não arrisco NADA. Só uso Pódium e pronto.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso
(pensa numa criança feliz... :o)