Outra ideia:
https://youtu.be/v2gHUSARhg8?si=Blf47SvZ5cm8wq74
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Outra ideia:
https://youtu.be/v2gHUSARhg8?si=Blf47SvZ5cm8wq74
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Interessante, Reiner.
A pressão maior é de dentro para fora.
Nesse sentido, selar bem os furos pela parte de dentro - como a alternativa apresentada (silicone e pedaço da câmara) - é possível que funcionaria.
Risco sempre haverá, pois o "produto" não foi destinado à solução dada.
Mas me parece viável.
Como aprimoramento, silicone de alta temperatura e melhor limpeza da superfície de aplicação.
Apenas atualizando o tópico.
Tinha enviado um email para o fabricante dos aros VMX. É uma fábrica na china. Pelo que pesquisei na internet, são os mesmos fornecedores da BMW ou supostamente isso.
Eles me responderam dizendo que podem sim enviar as rodas para o Brasil, via compra internacional.
Agora meu único ponto são os impostos.
Guilherme, se não estou equivocado, a moto, por ser uma GS adventure, tem o propósito de ser utilizada em estradas offroad onde geralmente a condução é realizada com calibragem mais baixa. Nessas situações, um pneu sem câmara colocaria em risco a condução em razão do risco de destalonamento da roda.
Se for considerar apenas por esse aspecto, com a evolução da tecnologia, os modelos atuais, projetados com o mesmo propósito, já possuem rodas raiadas no formato tubeless, o que me leva a crer que o uso de pneus com câmaras se tornou algo defasado.
Agora em continuidade ao assunto, estava aqui pensando... qual a compatibilidade dos cubos atuais das minhas rodas com aros tubeless de uma GS 850, por exemplo? Digo, se eu adquirir dois aros tubeless na mesma medida, seria possivel fazer a montagem das rodas com meus cubos atuais?
Felipe, busquei na internet mas não achei especificações dos raios.
Contudo, acredito que você terá que trocá-los também, para adaptação nos aros novos (que devem ter os furos mais "para fora", exigindo raios um pouco mais longos).
Se for isso mesmo, creio que você terá que checar a compatibilidade dos novos raios com o cubo antigo.
No fim das contas, talvez a jante completa possa valer mais a pena, tanto pela facilidade da montagem, quanto pela segurança.
Continue contando para nós suas "experimentações". Estou aprendendo bastante.
Everton, pensei exatamente nos mesmos pontos que você trouxe: em linhas gerais, a compatibilidade dos aros com raios e o cubo. Me parece que de fato alguma adaptação seria necessária.
Tenho visto muitos vídeos com a técnica de transformar os aros em Tubeless utilizando uma câmara de ar menor. Ex: para a roda traseira, usam uma câmara 14 ou 15, colocam sobre o aro e cortam ao meio, abrindo a câmara em duas partes que cobre todo o aro. Feito isso, colocam o pneu por cima e cortam as sobras com estilete. Vi muitos vídeos que ensinam essa técnica e supostamente fica bom. De novo, meu receio aqui é o pneu destalonar do aro e também não me parece algo duradouro.
Definitivamente a melhor opção que vi são os aros da VMX. O problema é somente o preço.
https://www.vmx-racing.com/products/...riantsId=10066
Poisé... o preço é bastante alto, considerando que ainda deve ter frete e impostos.
Todavia, me parece estar "em conformidade". Alguns anos atrás passei num (enorme) buraco e danifiquei as duas rodas da GS1200, moto que tinha à época. A troca das duas jantes ficou em mais de R$ 25 mil na CC (o seguro cobriu os custos).
Talvez a alternativa de usar a câmara seja interessante, com aplicação de vedação adicional na ponta dos raios (tipo silicone de alta temperatura, após boa limpeza). Como medida de segurança, penso que necessitaria haver um maior controle da pressão dos pneus, ao menos inicialmente (creio que a perda de pressão seria gradual, se houvesse, então o risco de destalonamento não seria imediato, podendo ser controlado dessa forma).
Última edição por EvertonM; 29-01-2025 às 13:26.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Guilherme, talvez eu nao tenha sido claro, mas no caso, minha ideia não seria trocar as rodas pela da 1200. Essas que mandei do link são específicas para a 800 mesmo. A segunda opção seria os aros de uma 850, mas sempre na mesma medida das atuais. Isso para evitar as ganbiarras já citadas.
Confesso que tenho visto muuuitos vídeos dessa montagem com a câmara cortada e outros do pessoal usando selante do tipo PU na parte interna dos raios. São de fato formas de conversão mais simples e supostamente funcionais.