Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 17

Tópico: Paso San Francisco - Consumo

  1. #1
    Piloto Nível 3
    Data de Ingresso
    Jan 2014
    Nome Real
    Francisco Barra
    Localização
    Ribeirão Preto
    Moto
    F800GS
    Posts
    450
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    12

    Paso San Francisco - Consumo

    Pessoal em Setembro estou me programando para finalmente fazer o Paso San Francisco com meu irmão.

    Eu vou numa F800GS 2013 e meu irmão numa F850GS Adv 2020.

    Quem já fez essa travessia de F800GS com o tanque de 16 litros? Qual o consumo dela na travessia e qual a velocidade que atravessaram os 470 kms sem posto?

    Quanto de combustível extra levar?

    Obrigado.

  2. #2
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.592
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por Barra Ver Post
    Pessoal em Setembro estou me programando para finalmente fazer o Paso San Francisco com meu irmão.

    Eu vou numa F800GS 2013 e meu irmão numa F850GS Adv 2020.

    Quem já fez essa travessia de F800GS com o tanque de 16 litros? Qual o consumo dela na travessia e qual a velocidade que atravessaram os 470 kms sem posto?

    Quanto de combustível extra levar?

    Obrigado.

    Barra,

    O problema nem é a distancia de 470km, mas rodar em altitude tão alta...
    O consumo sobe muito, potencia é restringida automaticamente pela falta de Oxigênio para que a mistura não fique rica em excesso, daí a presença de sensor de pressão atmosférica na caixa do filtro de ar.
    E o peso da moto continua igual...

    A vantagem está na descida, pode descer só no freio motor, consumo baixo.
    Não saberia dizer se a economia da descida compensa o consumo alto da subida...

    Só quem já fez pode dar uma luz.

    Qual a distancia de subida?
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  3. #3
    Piloto Nível 3 Avatar de Benicio
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Nome Real
    Célio Benício
    Localização
    Belo Horizonte
    Moto
    R 1200 GSA AC 2012/2012 Branca
    Posts
    424
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Minha moto (R1200 GSA, apenas o piloto) fez 24 km/l com vento a favor e 9km/l contra o vento.
    Velocidade compatível com o trecho, sem correria.
    Aconteceu comigo quatro vezes no Paso de Jama, que também tem esses ~ 450 km em altitude elevada.
    Entendo que o vento é o fator preponderante em relação ao consumo.

  4. #4
    Piloto Nível 2
    Avatar de adriel
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Adriel Ribeiro da Silva
    Localização
    Curitiba-PR
    Moto
    R1200GS ADV
    Posts
    250
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Em minha experiência passando pela Cordilheira dos Andes, percebi uma redução grande no consumo de combustível, um pouco por diminuir a velocidade para curtir o visual e também por estar usando a gasolina sem esse tanto de etanol que temos por aqui.

    Na travessia pelo Paso Jama com a R1200GSA LC, carregado ao máximo e com a garupa, a moto fez 23,9 km/l, pegando vento forte apenas lateral. Viajando pelo Brasil poucas vezes consegui chegar em 19 km/l.

    Se estiver indo sem garupa, vale a pena levar um galão de 10 litros. Tem um modelo mais achatado que fica fácil amarrar no banco. Da pra encher só nos trechos que realmente precisa, evitando carregar peso.

  5. #5
    Piloto Nível 1
    Data de Ingresso
    Apr 2020
    Nome Real
    Luiz Baum
    Localização
    São Pedro
    Moto
    Suzuki Vstrom 650 2015
    Posts
    187
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    6
    De Fiambalá até a fronteira são 200 km de distância, porém a subida é suave e a estrada está em estado excepcional.
    Em abril passado tive que abortar a ida até a fronteira faltando 20km devido ao forte vento contrário.
    A bolha e o farol foram levemente "jateados" pela areia.

    Luiz Baum

  6. #6
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.592
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por adriel Ver Post
    Em minha experiência passando pela Cordilheira dos Andes, percebi uma redução grande no consumo de combustível, um pouco por diminuir a velocidade para curtir o visual e também por estar usando a gasolina sem esse tanto de etanol que temos por aqui.

    Na travessia pelo Paso Jama com a R1200GSA LC, carregado ao máximo e com a garupa, a moto fez 23,9 km/l, pegando vento forte apenas lateral. Viajando pelo Brasil poucas vezes consegui chegar em 19 km/l.

    Se estiver indo sem garupa, vale a pena levar um galão de 10 litros. Tem um modelo mais achatado que fica fácil amarrar no banco. Da pra encher só nos trechos que realmente precisa, evitando carregar peso.
    Adriel,

    Álcool etílico na gasolina e nos teores que temos aqui não aumenta o consumo.
    É usado para regular a octanagem da gasolina ao invés de usar outros produtos químicos bem tóxicos, o que foi há décadas atrás uma solução inteligente.
    Na Alemanha por exemplo eles tem a especificação E10, 10% de álcool.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  7. #7
    Piloto Nível 2
    Avatar de adriel
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Nome Real
    Adriel Ribeiro da Silva
    Localização
    Curitiba-PR
    Moto
    R1200GS ADV
    Posts
    250
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    13
    Citação Postado originalmente por Gnegraes Ver Post
    Adriel,

    Álcool etílico na gasolina e nos teores que temos aqui não aumenta o consumo.
    É usado para regular a octanagem da gasolina ao invés de usar outros produtos químicos bem tóxicos, o que foi há décadas atrás uma solução inteligente.
    Na Alemanha por exemplo eles tem a especificação E10, 10% de álcool.
    O poder calorífico do etanol é menor que o da gasolina. No caso de carros flex, usando etanol o rendimento reduz mais de 30%. Por que não faria diferença no consumo da moto? Fazendo uma conta simples, sem levar em consideração fatores menores, esses 30% representam cerca de 8% a menos de rendimento na gasolina comum (27% de etanol).

  8. #8
    Piloto Nível 5 Avatar de EvertonM
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Everton
    Localização
    DF
    Moto
    BMW R1250 GSA
    Posts
    1.021
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    8
    Quando fui ao Chile e cruzei o Paso Jama estava com uma Triumph Explorer 1200. Minha experiência foi semelhante à do Adriel - o consumo melhorou muito (23/24 km/l), comparado ao abastecimento com gasolina brasileira, o que foi bastante notável no primeiro abastecimento em Foz do Iguaçu (gasolina Shell - 18-19 km/l), por onde retornei.
    PS: na cordilheira minha velocidade foi em torno de 90-100 km/h e a de "cruzeiro" foi em torno de 110-120 km/h.

  9. #9
    Nível GS 1 Avatar de Gnegraes
    Data de Ingresso
    Jul 2018
    Nome Real
    Guilherme Negraes Jr
    Localização
    São Paulo
    Moto
    R1200GS
    Posts
    3.592
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    14
    Citação Postado originalmente por adriel Ver Post
    O poder calorífico do etanol é menor que o da gasolina. No caso de carros flex, usando etanol o rendimento reduz mais de 30%. Por que não faria diferença no consumo da moto? Fazendo uma conta simples, sem levar em consideração fatores menores, esses 30% representam cerca de 8% a menos de rendimento na gasolina comum (27% de etanol).
    Você tem razão Adriel.
    Guilherme

    ...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...

  10. #10
    Administrator

    Avatar de shw
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Nome Real
    Marcel Rafael
    Localização
    Curitiba - PR
    Moto
    R1200 GS
    Posts
    3.536
    Post Thanks / Like
    Peso da Avaliação
    10
    Eu fiz o Paso San Francisco em outubro com um R1250Gs, minha moto quase fez ele 100% sem abastecer, consumo foi coisa de 24 k/l com a gasolina do Chile, mas levei galão de 10L

    aqui tem 2 videos meus passando por la!! tem varias dicas:

    parte01




    Paret02

    Forum Loading Completo!
    [####################] 100 %
    [BMW GS BRASIL 9 Anos!!!]

    Instagram Loading ...
    [####################] 99 %
    [BMW GS BRASIL 35 mil seguidores]


    YouTube 1000 inscritos Loading....
    0 [####################] 1%



Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
Sobre o Forum
O forum foi criado em maio de 2012, e se chamava BMW F800GS após um encontro de em Monte Verde MG, o forum começou a se tornar popular.
Completando 01 ano de forum, o forum mudou de nome e se tornou o BMW GS BRASIL devido ao grande numero de usuarios com diversas motos BMW.
Hoje o forum BMW GS BRASIL é o maior forum de BMW do Brasil, temos mais de 4 milhões de acessos, e um conteúdo rico de muita informação!
Seja bem vindo!
Ajude
Ajude manter o forum, faça uma doação via PIX!