rodpcastro Escreveu:Trm vários óleos de classificação SN entre os sintéticos. Segue um quadro comparativo dos 15W-50 que fiz hoje, enquanto pesquisava mais a fundo sobre lubrificantes.
Para minha moto, que é uma F800R 2015 (tá, eu sei que estou na sala errada), o óleo recomendado no manual pela BMW seria SAE 15W-50, API SJ, JASO MA2.
Nessa classificação que o manual exige não achei óleos minerais no mercado. Só semissintéticos e sintéticos.
Interessante que minha F800R 2010 anterior exigia outra classificação - 10W-40. Nesta classificação há óleos minerais disponíveis. Não sei porque mudou, mas a mudança veio lá por 2011ou 12. Que eu saiba não houve mudança no motor nesses anos.![[Imagem: 383afa41123e57fb36ea6d667131d558.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190321/383afa41123e57fb36ea6d667131d558.jpg)
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Rods, você utiliza qual na sua moto, e troca a cada quantos KM?
Sigo o manual da F800R - 15W50. Tenho usado o Mobil semi por ser fácil de achar e bom preço. Troco a cada 10 mil ou um ano (geralmente dá um ano antes dos 10 mil).
Ando pensando em passar a usar o full sintético da Lubrax ou da Gulf, que também tem bons preços.
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o mecânico que fui agora, que é piloto e proprietário da da loja, foi enfático, 6 meses ou 5000. e na verdade ele disse que desse jeito pode por qualquer lubrificante... vai saber...
drluipe Escreveu:o mecânico que fui agora, que é piloto e proprietário da da loja, foi enfático, 6 meses ou 5000. e na verdade ele disse que desse jeito pode por qualquer lubrificante... vai saber...
Ele sabe vender seus serviços....  Incrível...
6 meses ou 5.000km??? Só em condições extremas e alta temperatura, poeira, regime de rotações elevado, como em competições, trilhas, etc...
Afora isso, não conheço nenhum documento técnico de montadora que indique este intervalo de troca.
Use um bom óleo sintético, de marca reconhecida, não existe melhor. E troque nos intervalos recomendados.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Uma coisa que me chama atenção é a quantidade de gente que fica cheia de história sobre o óleo, só coloca marca tal, troca antecipado e tal, e depois coloca pastilha de freio vagabunda e pneu de baixa qualidade em moto de alto desempenho.
Óleo é só seguir especificação da fábrica para viscosidade, grau API e JASO, e trocar nos intervalos. Não tem mistério. Fazendo só isso o motor já vai a meio milhão de kms.
Pneu e pastilha são os principais itens de seguranca da moto.
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Valeu pelas respostas. De fato a moto é fantástica e depois da troca ficou muito melhor e macia as trocas. Vou observando. enquanto isso vou lendo...
rodpcastro Escreveu:Uma coisa que me chama atenção é a quantidade de gente que fica cheia de história sobre o óleo, só coloca marca tal, troca antecipado e tal, e depois coloca pastilha de freio vagabunda e pneu de baixa qualidade em moto de alto desempenho.
Óleo é só seguir especificação da fábrica para viscosidade, grau API e JASO, e trocar nos intervalos. Não tem mistério. Fazendo só isso o motor já vai a meio milhão de kms.
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Rod,
Essa foi na veia....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
rodpcastro Escreveu:Sigo o manual da F800R - 15W50. Tenho usado o Mobil semi por ser fácil de achar e bom preço. Troco a cada 10 mil ou um ano (geralmente dá um ano antes dos 10 mil).
Ando pensando em passar a usar o full sintético da Lubrax ou da Gulf, que também tem bons preços.
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Dessa vez acabei indo de Gulf, eu estava usando o Top Rider 15w50, mas além de estar mais difícil de achar na minha cidade, o preço na internet deu uma bela subida. Encontrei o Gulf por 36 pilas o litro, devem chegar ao longo dessa semana.
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