08-01-2020, 08:32
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-01-2020, 11:06 por Gnegraes.)
drluipe Escreveu:ok, Gnegraes, entendi seu ponto. Afinal, se vc puder dar sua posição, gostaria de saber sua escolha? pois no manuel está o 5w40. pois acabei de mandar minha motoca na revisão que irá por na barriga dela um motul 5100 semissintético 20w50, ou seja fora da especificação, com a recomendação do mecânico para nunca mais deixar oleo de motor mais de 6 meses. minha motoca está na terceira revisão, a primeira fora da cc e da garantia. e minha dúvida é compensa mudar a viscosidade de menor temperatura ou vale a pena manter mesmo em nosso país tropical? esse aumento de viscosidade de 40 para 50 achas significativa? (25%! eu acho super significativo)! valeu!
Luis,
Publiquei aqui um longo texto técnico sobre codificação de óleos lubrificantes. Seria interessante ler este texto.
A codificação SAE pouco tem a ver com a viscosidade do óleo na temperatura de trabalho, mas sim com a viscosidade na temperatura de partida.
Óleos 5W40 são indicados para climas frios, pois tem viscosidade mais fluida a baixas temperaturas ambientes, ou melhor dizendo, não aumentam a viscosidade com a queda nas temperaturas ambientes. Isso impede que o motor ao partir sofra danos por falta de lubrificação adequada.
Muita gente acha que óleo SAE90 para caixas de engrenagens é um óleo muuuito viscoso. Não é, tem a mesma viscosidade de um óleo SAE 40.
A classificação/codificação SAE não tem relação com a viscosidade dos óleos.
O óleo Motul que você citou, o 5100, tem viscosidade SAE 15W50 e não 20W50.
O manual BMW tem de atender a clientes desde Teresina no Piauí até Esteio no RS. Por este motivo indicarem 5W40.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...