09-01-2020, 17:36
Gnegraes Escreveu:Luis,
Publiquei aqui um longo texto técnico sobre codificação de óleos lubrificantes. Seria interessante ler este texto.
A codificação SAE pouco tem a ver com a viscosidade do óleo na temperatura de trabalho, mas sim com a viscosidade na temperatura de partida.
Óleos 5W40 são indicados para climas frios, pois tem viscosidade mais fluida a baixas temperaturas ambientes, ou melhor dizendo, não aumentam a viscosidade com a queda nas temperaturas ambientes. Isso impede que o motor ao partir sofra danos por falta de lubrificação adequada.
Muita gente acha que óleo SAE90 para caixas de engrenagens é um óleo muuuito viscoso. Não é, tem a mesma viscosidade de um óleo SAE 40.
A classificação/codificação SAE não tem relação com a viscosidade dos óleos.
O óleo Motul que você citou, o 5100, tem viscosidade SAE 15W50 e não 20W50.
O manual BMW tem de atender a clientes desde Teresina no Piauí até Esteio no RS. Por este motivo indicarem 5W40.
Olá Guilherme.
Pode me explicar essa parte do seu comentário?
(Muita gente acha que óleo SAE90 para caixas de engrenagens é um óleo muuuito viscoso. Não é, tem a mesma viscosidade de um óleo SAE 40.)
http://www.riderseguros.com.br >>>consulte aqui o seu seguro