Bmw F700 GS
ex-Vstrom 650 ABS
ex-Burgman 400
ex-Burgman 250
ex-Burgman 125
ex-Scoopy 50
Acabei ligando meu GPS direto na bateria, por enquanto está mantendo a carga.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Fala Fábio, tudo bem?
Estou querendo uma dica para fazer o mesmo que vc fez na minha GS, mas confesso que tenho medo em função de toda a eletrônica embarcada na premium...
Vc ligou sua alimentação direto na bateria? Colocou uma tomada convencional de 12v ou ligou um cabo com conversor 12v - 5v e saída mini usb para ligar o GPS direto?
Obrigado pelas dicas.
Abçs
Roberto
Roberto, comprei o Zumo 350.
O cabo de alimentação dele vem com uma caixa reduzindo p/ 5v e com fusível, no caso simplesmente conectei na bateria da moto.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Boas,
No meu caso tenho um gps tomtom "de carro", com fonte de alimentação tipo "isqueiro" de 12V para carro. Por isso, comprei um adaptador de isqueiro 12V para tomada de bmw (primeira fotogragia) e cortei a ficha macho desse adaptador. Comprei a ficha da bmw ref. 83300413585 para ligar à tomada que existe nas nossas bmw por cima da bateria. Essa ficha só tem alimentação quando a mota está ligada. Essa ficha tem 3 fios com numeração 1, 2 e 3. Se bem me lembro o 1 é + o 3 é - e o 2 é terra. Liguei o 1 (+) a um portafusiveis com fusivel e depois liguei a saida desse portafusivel a um interruptor (na 2ª foto está junto á chave de contacto da mota) e depois a saida desse interruptor ao fio + do adaptador de tomada 12V que tinha comprado e "cortado".
O fio (-) 3 da ficha da bateria passei directamente para o - desse adaptador 12V. Liguei a tomada tipo "isqueiro" de carro do GPS à tomada e segurei o cabo com fibelas até a parte central da bolha adv. Depois, foi só esconder tudo, isolar com termoretractil e fita isoladora e segurar todos os elementos na mota numa zona onde não apanhem agua nem pó.
Mas claro, se tens um cabo próprio do GPS como o Zumo do Fábio muito melhor!! facilita tudo!. Eu simplesmente liguei á tomada da bateria pq assim só tenho alimentação quando a mota está a trabalhar. O interruptor é só pq quando não levo o GPS instalado, não quero ter corrente na ponta do conector do GPS.
Bmw F700 GS
ex-Vstrom 650 ABS
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ex-Burgman 125
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03-01-2014, 23:29
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-01-2014, 23:32 por Bobkings.)
Bacana. VI o seu Zumo no shop time em uma promoção por 1.1k e fiquei tentado, mas como acabei de pular de uma versys 650 pra gs 1200, se eu comprasse mais um parafuso extra, minha patroa me botava para dormir no sofá... Kkk
Vou segurar um pouco a onda e depois farei o mesmo.
Pelo que entendo, quando vc desliga a ignição, o GPS para de ser alimentado e não rouba a bateria, certo?
Na caixa do Zumo veio a instrução para essa instalação que vc fez?
Abçs
Roberto
Fabio Poli Escreveu:Roberto, comprei o Zumo 350.
O cabo de alimentação dele vem com uma caixa reduzindo p/ 5v e com fusível, no caso simplesmente conectei na bateria da moto.
Héctor, tb fiz como vc por ter medo de mexer na bateria, mas para viagens longas, acho a solução do Fábio a ideal.
Meu Garmin atual é um nuvi de carro... Quebra um galho, mas passa longe do ideal pois é de difícil visualização.
Abçs
Roberto
camponubla Escreveu:Boas,
No meu caso tenho um gps tomtom "de carro", com fonte de alimentação tipo "isqueiro" de 12V para carro. Por isso, comprei um adaptador de isqueiro 12V para tomada de bmw (primeira fotogragia) e cortei a ficha macho desse adaptador. Comprei a ficha da bmw ref. 83300413585 para ligar à tomada que existe nas nossas bmw por cima da bateria. Essa ficha só tem alimentação quando a mota está ligada. Essa ficha tem 3 fios com numeração 1, 2 e 3. Se bem me lembro o 1 é + o 3 é - e o 2 é terra. Liguei o 1 (+) a um portafusiveis com fusivel e depois liguei a saida desse portafusivel a um interruptor (na 2ª foto está junto á chave de contacto da mota) e depois a saida desse interruptor ao fio + do adaptador de tomada 12V que tinha comprado e "cortado".
O fio (-) 3 da ficha da bateria passei directamente para o - desse adaptador 12V. Liguei a tomada tipo "isqueiro" de carro do GPS à tomada e segurei o cabo com fibelas até a parte central da bolha adv. Depois, foi só esconder tudo, isolar com termoretractil e fita isoladora e segurar todos os elementos na mota numa zona onde não apanhem agua nem pó.
Mas claro, se tens um cabo próprio do GPS como o Zumo do Fábio muito melhor!! facilita tudo!. Eu simplesmente liguei á tomada da bateria pq assim só tenho alimentação quando a mota está a trabalhar. O interruptor é só pq quando não levo o GPS instalado, não quero ter corrente na ponta do conector do GPS.
Roberto, eu estava usando um GPS da Aquarius conectado no plug para tomada externa, no caso só alimentava com a moto ligada, mas do modo que tinha conectado estava soltando e eu acabava ficando sem o GPS quando esgotava a bateria.
Já o Zumo eu resolvi ligar direto na bateria pelo cabo vir com proteção de fusível.
Já está instalado há um mês e não notei perda de carga da bateria da moto, nada que possa prejudicar. Particularmente eu raramente fico mais de uma semana sem andar com ela o que ajuda a manter a bateria da moto.
Preferi desse modo deixando a alimentação independente dos circuitos da moto.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Show Fabio, vou fazer como vc. Com seu depoimento tomo mais coragem de arriscar.
A minha dúvida é se na caixa do Zumo vem a instrução de instalação, pois tenho medo de fazer besteira.
Assim que eu matar o escorpião do meu bolso, vou comprar um Zumo.
Obrigado e abraços.
Roberto
Fabio Poli Escreveu:Roberto, eu estava usando um GPS da Aquarius conectado no plug para tomada externa, no caso só alimentava com a moto ligada, mas do modo que tinha conectado estava soltando e eu acabava ficando sem o GPS quando esgotava a bateria.
Já o Zumo eu resolvi ligar direto na bateria pelo cabo vir com proteção de fusível.
Já está instalado há um mês e não notei perda de carga da bateria da moto, nada que possa prejudicar. Particularmente eu raramente fico mais de uma semana sem andar com ela o que ajuda a manter a bateria da moto.
Preferi desse modo deixando a alimentação independente dos circuitos da moto.
Bobkings Escreveu:Show Fabio, vou fazer como vc. Com seu depoimento tomo mais coragem de arriscar.
A minha dúvida é se na caixa do Zumo vem a instrução de instalação, pois tenho medo de fazer besteira.
Assim que eu matar o escorpião do meu bolso, vou comprar um Zumo.
Obrigado e abraços.
Roberto
Uma dica, baixe o manual da internet, tem na página da Garmin ou com busca no Google por Manual Zumo 350.
Tem bastantes detalhes, fiz isso antes de comprar rsrs.
Abs
Fábio
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