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Bobinas de Ignição (cachimbo) F800 GS 2018
#11
Luiz, a única dificuldade é o formato, numa emergência, voce pode colocar qualquer bobina de cachimbo que encaixar, e vai embora.......

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
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#12
luiz baum Escreveu:Lembrei que no fórum específico de g650gs houve uma ou algumas poucas citações de pepinos com bobinas.

Fiquei alguns anos longe de motos e de carros mais recentes que usam essa configuração de bobinas na forma de cachimbos e mesmo de uma bobina para cada vela separada do cachimbo.

Aí não teve como pensar... será que no universo de bobinas, do tipo cachimbo ou separada, não haveria uma de carro "nacional" que tivesse características elétricas que permitissem ser usadas nas nossas motocas?

Luiz Baum

Valeu pelo post Luiz!

Eu andei pesquisando (pois as velas são as mesmas do Palio weekend antigo) e, até o momento, não há nenhuma que se adeque. Até consegui baixar os catálogos da BREMI, mas não citam compatibilidade. A mais próxima que encontrei, é a da BMW X3 (que é Bosch), mas o plug dela é triangular, no entanto não testei, mas confesso que fiquei tentado a fazer os plugs para tal.

Outra coisa, no Aliexpress, achei todas as peças de uma bobina caneta, o que significa que tem concerto... basta descobrir quem faz aqui no Brasil.

Vamos conversando...
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#13
luiz baum Escreveu:Lembrei que no fórum específico de g650gs houve uma ou algumas poucas citações de pepinos com bobinas.

Fiquei alguns anos longe de motos e de carros mais recentes que usam essa configuração de bobinas na forma de cachimbos e mesmo de uma bobina para cada vela separada do cachimbo.

Aí não teve como pensar... será que no universo de bobinas, do tipo cachimbo ou separada, não haveria uma de carro "nacional" que tivesse características elétricas que permitissem ser usadas nas nossas motocas?

Luiz Baum

Luiz,

As bobinas de velas de ignição não são apenas transformadores mas tem hoje um bocado de tecnologia embarcada.
São circuitos eletrônicos que além do trafo para alto ganho de tensão, possuem diodos, transistores, capacitores e outros elementos.
As tensões de saída podem variar de 15kV a 30kV, dependendo do tipo do veículo, tipo de vela, etc.

Para saber se haveria uma peça "semelhante", a única coisa que dá para descobrir seria testar uma da moto para determinar qual a tensão do secundário do trafo.
As bobinas das BMWs são difíceis de serem retiradas sem a ferramenta adequada, são longas e encaixadas no alojamento do cabeçote e que é bastante estreito. A retirada sem o devido cuidado podem causar trincas no encapsulamento e rompimento do cabo de ligação.
Existe a ferramenta BMW e similares no mercado paralelo e que são bem baratas, compra-se na web. Esta da foto é da Hornig e paguei Euro 7,00.

[ATTACH=CONFIG]10892[/ATTACH]


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
   
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#14
Gnegraes Escreveu:Luiz,

As bobinas de velas de ignição não são apenas transformadores mas tem hoje um bocado de tecnologia embarcada.
São circuitos eletrônicos que além do trafo para alto ganho de tensão, possuem diodos, transistores, capacitores e outros elementos.
As tensões de saída podem variar de 15kV a 30kV, dependendo do tipo do veículo, tipo de vela, etc.

Para saber se haveria uma peça "semelhante", a única coisa que dá para descobrir seria testar uma da moto para determinar qual a tensão do secundário do trafo.
As bobinas das BMWs são difíceis de serem retiradas sem a ferramenta adequada, são longas e encaixadas no alojamento do cabeçote e que é bastante estreito. A retirada sem o devido cuidado podem causar trincas no encapsulamento e rompimento do cabo de ligação.
Existe a ferramenta BMW e similares no mercado paralelo e que são bem baratas, compra-se na web. Esta da foto é da Hornig e paguei Euro 7,00.

[ATTACH=CONFIG]10892[/ATTACH]

Sim, já substituí as velas da 650 e sei como deve ser delicada a retirada.
Minha filha me trouxe alguns itens de reposição, entre eles este sacador de cachimbos.

Luiz Baum
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#15
A estatística me ensinou que defeitos em 2 peças ao mesmo tempo é bastante improvável, a menos que o lote das pecas tenha saido defeituoso na origem. Você teria como substituir o cachimbo/bobina apenas de um lado só pra testar? Talvez o mecânico diagnosticou errado e o problema seja do componente (por ex, o "distribuidor") que envia os pulsos elétricos às 2 bobinas.... Desculpem se eu falei besteira, mas gastar essa grana com bobinas novas pra depois constatarem que o defeito era outro não seria nada bom.
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#16
Marivaldo Escreveu:A estatística me ensinou que defeitos em 2 peças ao mesmo tempo é bastante improvável, a menos que o lote das pecas tenha saido defeituoso na origem. Você teria como substituir o cachimbo/bobina apenas de um lado só pra testar? Talvez o mecânico diagnosticou errado e o problema seja do componente (por ex, o "distribuidor") que envia os pulsos elétricos às 2 bobinas.... Desculpem se eu falei besteira, mas gastar essa grana com bobinas novas pra depois constatarem que o defeito era outro não seria nada bom.


Marivaldo,

Você está corretíssimo. Deve-se sempre verificar toda a cadeia de componentes que estejam interligados.

No caso das bobinas, já ví muito video de oficinas no exterior onde o mecânico alerta para a "delicadeza" que se deve usar para retirar e montar as bobinas. É a mesma situação para a retirada velas de ignição, ferramentas de péssima qualidade muitas vezes escapam e com a força aplicada quebra-se a vela...
O espaço é exíguo e qualquer força lateral mal aplicada, corre-se o risco de danos internos na bobina ou até mesmo no cabo.
Acho que na maioria dos casos onde se verifica falha na bobina, muito provavelmente houve manipulação errada na mesma.
O saca bobina é uma ferramenta baratíssima e na minha opinião de uso obrigatório..

Há operações que em caso de emergência, a gente usa o que tem na mão, não há outro jeito.

Mas na tua garagem ou em uma oficina de bom nível, o uso de ferramental original BMW que não sejam as ferramentas universais, é obrigatório. A BMW vende todo o ferramental por ela produzido nas CCs.
Se você gosta de fazer o serviço, muna-se com o ferramental adequado.

Exemplo: colocação do volante do motor na posição correta para ajuste da folga de válvulas.
Muitos e muitos usam o método de retirar a vela de ignição e com uma chave de fenda buscar o PMS (ponto morto superior).
Não é o correto. No motor boxer BMW há um pequeno orifício com uma tampinha no bloco onde se introduz uma haste cilíndrica que se encaixa em um pequeno furo no volante do motor. Com isso temos o motor não somente travado mas também na posição correta para ajustar as válvulas.
Ferramenta muito barata, não consigo entender uma oficina não tê-la.....
Se é para fazer, faça direito.

[ATTACH=CONFIG]10900[/ATTACH]


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#17
Marivaldo Escreveu:A estatística me ensinou que defeitos em 2 peças ao mesmo tempo é bastante improvável, a menos que o lote das pecas tenha saido defeituoso na origem. Você teria como substituir o cachimbo/bobina apenas de um lado só pra testar? Talvez o mecânico diagnosticou errado e o problema seja do componente (por ex, o "distribuidor") que envia os pulsos elétricos às 2 bobinas.... Desculpem se eu falei besteira, mas gastar essa grana com bobinas novas pra depois constatarem que o defeito era outro não seria nada bom.

Vc tem razão!!
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#18
Gnegraes Escreveu:Marivaldo,

Você está corretíssimo. Deve-se sempre verificar toda a cadeia de componentes que estejam interligados.

No caso das bobinas, já ví muito video de oficinas no exterior onde o mecânico alerta para a "delicadeza" que se deve usar para retirar e montar as bobinas. É a mesma situação para a retirada velas de ignição, ferramentas de péssima qualidade muitas vezes escapam e com a força aplica quebra-se a vela...
O espaço é exíguo e qualquer força lateral mal aplicada, corre-se o risco de danos internos na bobina ou até mesmo no cabo.
Acho que na maioria dos casos onde se verifica falha na bobina, muito provavelmente houve manipulação errada na mesma.
O saca bobina é uma ferramenta baratíssima e na minha opinião de uso obrigatório..

Há operações que em caso de emergência, a gente usa o que tem na mão, não há outro jeito.

Mas na tua garagem ou em uma oficina de bom nível, o uso de ferramental original BMW que não sejam as ferramentas universais, é obrigatório. A BMW vende todo o ferramental por ela produzido nas CCs.
Se você gosta de fazer o serviço, muna-se com o ferramental adequado.

Exemplo: colocação do volante do motor na posição correta para ajuste da folga de válvulas.
Muitos e muitos usam o método de retirar a vela de ignição e com uma chave de fenda buscar o PMS (ponto morto superior).
Não é o correto. No motor boxer BMW há um pequeno orifício com uma tampinha no bloco onde se introduz uma haste cilíndrica que se encaixa em um pequeno furo no volante do motor. Com isso temos o motor não somente travado mas também na posição correta para ajustar as válvulas.
Ferramenta muito barata, não consigo entender uma oficina não tê-la.....
Se é para fazer, faça direito.

[ATTACH=CONFIG]10900[/ATTACH]

Neste ponto, nós concordamos!
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#19
RJeronimo Escreveu:Neste ponto, nós concordamos!

Para que não cause confusão, esta ferramenta 83300401523 é usada nos motores boxer AC.

No motores LC a ferramenta é diferente e deve ser introduzida em ambos os lados do bloco do motor:

[ATTACH=CONFIG]10901[/ATTACH]


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#20
Boa noite. A minha GS800 é 2017, com 27.000 Km e me deixou na estrada com bobina queimada. Cortou o motor e acusava defeito EWS, mas testamos a antena na oficina e nada. Testamos as bobinas e…uma bobina queimada. Desconectava a queimada e voltava a funcionar, apenas um cilindro. Conectava a bobina queimada e…EWS. Uma bobina nova, original, a bagatela de R$ 1.600,00.
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