04-08-2014, 10:14
Calibragem de pneus está diretamente ligada à inúmeras variáveis:
- Peso do Piloto
- Presença de malas e/ou garupa
- Tipo de pneu/compostos do pneu
- Pavimentação
- Condições climáticas
- Forma de condução da motocicleta
E a grande verdade é que menos de 5% de todos os motociclistas do mundo conseguem perceber qual a influência de cada um destes itens acima, no comportamento da moto...
Algumas premissas universais para pneus de moto:
- Calibragem de fábrica, é um dado que proporciona o melhor aproveitamento em termos de performance e consumo dos mesmos, baseado em condições padrão de temperatura ambiente/peso do piloto/condução da motocicleta e etc... Realizada com os PNEUS FRIOS
- Quanto maior a calibragem, menor e consumo dos pneus, e menor a aderência (ou o grip) e vice-versa. (Deve-se atentar sempre para calibragens limite de cada pneu)
- o Setup da suspensão influencia diretamente na calibragem dos pneus.
- Condições climáticas proporcionam alteração no comportamento dos pneus, portanto deve-se compensá-las.
- Calibragem de pneus deve ser preferencialmente feita com os mesmos frios, pois o referencial de pneus quentes é completamente diferente.
Algumas considerações pessoais:
*Utilizar a calibragem padrão de fábrica, e ir buscando a calibragem ideal para você. ( Caso o piloto procure durabilidade e conforto deve-se buscar a calibragem padrão ou um pouco acima, caso o piloto procure performance, SEMPRE calibragem abaixo do padrão )
*Calibrar pneu em posto de gasolina, proporciona a precisão de um hipopótamo quebrando ovos, ZERO! Caso não possua um calibrador confiável, uma boa dica é calibrar os pneus frios no posto, e conferir a calibragem com um instrumento que tenha uma melhor precisão.
*Não tenha medo de errar faça experiências, mas não seja imprudente, uma viagem longa não é o melhor laboratório para qualquer tipo de ajuste, para estes tipo de testes deve-se optar em passeios curtos, com uma parada que permita os pneus esfriarem (em torno de 30-45min) para que se possa recalibrá-los.
- Peso do Piloto
- Presença de malas e/ou garupa
- Tipo de pneu/compostos do pneu
- Pavimentação
- Condições climáticas
- Forma de condução da motocicleta
E a grande verdade é que menos de 5% de todos os motociclistas do mundo conseguem perceber qual a influência de cada um destes itens acima, no comportamento da moto...
Algumas premissas universais para pneus de moto:
- Calibragem de fábrica, é um dado que proporciona o melhor aproveitamento em termos de performance e consumo dos mesmos, baseado em condições padrão de temperatura ambiente/peso do piloto/condução da motocicleta e etc... Realizada com os PNEUS FRIOS
- Quanto maior a calibragem, menor e consumo dos pneus, e menor a aderência (ou o grip) e vice-versa. (Deve-se atentar sempre para calibragens limite de cada pneu)
- o Setup da suspensão influencia diretamente na calibragem dos pneus.
- Condições climáticas proporcionam alteração no comportamento dos pneus, portanto deve-se compensá-las.
- Calibragem de pneus deve ser preferencialmente feita com os mesmos frios, pois o referencial de pneus quentes é completamente diferente.
Algumas considerações pessoais:
*Utilizar a calibragem padrão de fábrica, e ir buscando a calibragem ideal para você. ( Caso o piloto procure durabilidade e conforto deve-se buscar a calibragem padrão ou um pouco acima, caso o piloto procure performance, SEMPRE calibragem abaixo do padrão )
*Calibrar pneu em posto de gasolina, proporciona a precisão de um hipopótamo quebrando ovos, ZERO! Caso não possua um calibrador confiável, uma boa dica é calibrar os pneus frios no posto, e conferir a calibragem com um instrumento que tenha uma melhor precisão.
*Não tenha medo de errar faça experiências, mas não seja imprudente, uma viagem longa não é o melhor laboratório para qualquer tipo de ajuste, para estes tipo de testes deve-se optar em passeios curtos, com uma parada que permita os pneus esfriarem (em torno de 30-45min) para que se possa recalibrá-los.