01-10-2021, 08:18
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-10-2021, 09:25 por Gnegraes.)
Marivaldo Escreveu:Não sou eng. mecânico, mas deiza eu dar minha opinião: a pressão dos pneus não deve ser diretamente proporcional à massa bruta do veículo (tara + carga). Considerando que para uma dada massa bruta, ao elevar a pressão, a área de contato dos pneus com o solo diminui, pois são grandezas inversamente proporcionais (P=F/A).
Levando-se em conta que a eficiência da frenagem (ou tração), por exemplo, requer área de contato entre pneu e solo satisfatória (quanto maior a área, melhor), não creio ser recomendável aumentar a pressão por conta do acréscimo do "2° capacete" (passageiro). Veículo mais pesado significa maior dissipação de energia a ser requerida do sistema de frenagem (ou maior tempo necessário pra parar o veículo).
Então, pressão maior só iria dificultar as coisas: mais massa => mantida a pressão pressão constante => maior área de contato => favorece frenagem eficiente
Precisamos entender o pneu com parte da suspensão do veículo.
Ele é um amortecedor pneumático, é o primeiro sistema e que absorve as pequenas irregularidades do piso ao rodar, tornado o veículo muito mais confortável e mais seguro, mantendo o veículo em movimento retilíneo mais estável, pois quem se deforma é o pneu.
Sem o pneu, a cada variação no piso o veículo é imediatamente arremessado para cima ou para baixo, levando a se perder contato com o piso e perdendo o controle sobre ele.
Uma boa suspensão é aquela que reage às imperfeições do piso da maneira mais rápida possível, sem transmitir muitas forças verticais ao veículo. Isso significa conforto e segurança.
Se você aumenta a carga sobre o pneu ele se deforma, aumentando a área de contato. Aumentar a área de contato do pneu no piso torna o veículo mais lento, consome mais potência.
Para vocês terem uma ideia, um veículo com pneus de uso normal e calibrados, ele consome cerca de 5% da potência do motor no contato com o piso.
Técnicamente, a força requerida pela deformação dos pneus é equivalente ao veículo estar permanentemente subindo uma pequena rampa de altura igual à deformação do pneu em contato com o solo.
Todos em algum momento na vida, já dirigiram um veículo com pneu murcho / furado e sentiram como afeta a velocidade e dirigibilidade.
Por este motivo que andar com os pneus calibrados, mantém o consumo bom e estável.
Pneu "murcho" consome mais combustível (requer mais potência) e se deforma muito nas frenagens, diminui a segurança.
Pneu "duro" aumenta o desconforto e pode perder o controle em curvas e nas frenagens no caso de piso irregular e que por menores que sejam, sempre são irregulares.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...