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Carregar bateria no cavalete
#11
Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
Custa uns 200 reias no ML.
Uso na minha 2012 e funciona super bem.
A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.
XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink
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#12
PabloTiago Escreveu:Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
Custa uns 200 reias no ML.
Uso na minha 2012 e funciona super bem.
A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.
Obrigado Pablo, ja estou procurando.


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#13
Zezaia Escreveu:Obrigado Pablo, ja estou procurando.


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Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.

Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
Tenho um da Vonder, veja o link:
https://www.lojadomecanico.com.br/produt...6847003000
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#14
Gnegraes Escreveu:Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.

Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
Tenho um da Vonder, veja o link:
https://www.lojadomecanico.com.br/produt...6847003000
Obrigado Guilherme, experiência é tudo. Vindo de você fico tranquilo.

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#15
Zezaia Escreveu:Everton, por mim saia semanalmente, mas minha esposa está em estado de pânico, eu tenho que respeitar. Moramos longe das nossas famílias e temos dois filhos com asma. O receio dela, além da possibilidade de contaminação, é de que eu me acidente. Ai ferrou
Prezado, admiro a atitude vossa de considerar as argumentações de sua esposa, frente ao risco. Afinal de contas, três lindas criaturas merecem vosso extremo cuidado. Como diz um amigo médico, cuidado com a estatística 0,0001% para quem pegar uma doença fatal é 100%.
Como disse o nosso amigo, já, já, estará rodando e sem o menor complexo de culpa.
Abs

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#16
Ola Guilherme

Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.

Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?

Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
Obrigado
abraço

ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.
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#17
Zezaia Escreveu:Ola Guilherme

Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.

Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?

Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
Obrigado
abraço

ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.

José Eduardo,

O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.

Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.

As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.

Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#18
Gnegraes Escreveu:José Eduardo,

O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.

Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.

As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.

Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.


Bom dia Guilherme

Recado dado, recado ententido. Segurança em primeiro lugar, sempre. Não acho exagerada sua precaução e, como risco zero é quase impossível, a mitigação do risco é a melhor solução, em qualquer situação.

Obrigado mais uma vez.
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