• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Carregar bateria no cavalete
Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
Custa uns 200 reias no ML.
Uso na minha 2012 e funciona super bem.
A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.
XTZ225 / XR200 / LANDER / NC700X / F800GS / R1200GSA

Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir...
Amyr Klink
  Responder
PabloTiago Escreveu:Amigo, se nao tiver jeito mesmo de sair com a moto, você pode comprar um carregador/flutuador de bateria e deixar a moto conectada a tomada eletrica.
Custa uns 200 reias no ML.
Uso na minha 2012 e funciona super bem.
A moto ja chegou a ficar 45 dias parada e a bateria sempre está com a carga ok.
Obrigado Pablo, ja estou procurando.

Enviado de meu ASUS_Z01MD usando o Tapatalk
  Responder
Zezaia Escreveu:Obrigado Pablo, ja estou procurando.

Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.

Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
Tenho um da Vonder, veja o link:
https://www.lojadomecanico.com.br/produt...6847003000
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Gnegraes Escreveu:Você acha bons carregadores no site Loja do Mecânico e com preços excelentes.

Procure carregadores que fazem a curva de carga de três pontos, conhecidos como carregadores inteligentes.
Devem ter baixa potência, quanto menor a corrente de carga melhor para a bateria.
Como as baterias de moto tem potencia baixa, carregadores de 0,5Ah são bons.
Tenho um da Vonder, veja o link:
https://www.lojadomecanico.com.br/produt...6847003000
Obrigado Guilherme, experiência é tudo. Vindo de você fico tranquilo.

Responder
Zezaia Escreveu:Everton, por mim saia semanalmente, mas minha esposa está em estado de pânico, eu tenho que respeitar. Moramos longe das nossas famílias e temos dois filhos com asma. O receio dela, além da possibilidade de contaminação, é de que eu me acidente. Ai ferrou
Prezado, admiro a atitude vossa de considerar as argumentações de sua esposa, frente ao risco. Afinal de contas, três lindas criaturas merecem vosso extremo cuidado. Como diz um amigo médico, cuidado com a estatística 0,0001% para quem pegar uma doença fatal é 100%.
Como disse o nosso amigo, já, já, estará rodando e sem o menor complexo de culpa.
Abs

Enviado de meu SM-A305GT usando o Tapatalk
  Responder
Ola Guilherme

Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.

Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?

Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
Obrigado
abraço

ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.
  Responder
Zezaia Escreveu:Ola Guilherme

Chegou meu carregador, comprei o que voce recomendou, da Vonder, mas ainda não testei. Liguei a moto e a bateria está carregada.

Desculpe a amolação, mas embora esteja descrito no manual e que voce disse que retira (desconecta) a bateria da moto para carregar, acha que retirando apenas os polos, mas deixando a bateria na moto pode haver danos ou risco?

Outra coisa, coloco para carregar somente quando achar que a bateria está descarregada e desligo, seguindo este procedimento 1x por semana, por exemplo? Ou deixo o carregador conectado de forma permanente na bateria?
Obrigado
abraço

ps: a loja do mecânico é show, já havia feito compras de ferramentas para marcenaria, meu outro hobby, e agora vai ser minha referencia para as ferramentas da moto, tem de tudo.

José Eduardo,

O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.

Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.

As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.

Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Gnegraes Escreveu:José Eduardo,

O risco está na bateria e não ao fato dela estar conectada ao veículo. Mesmo desconectada, se houver um curto-circuito interno, vai iniciar um incêndio... na tua moto.

Muitos podem achar que estou exagerando. Mas minha experiência profissional com bancos de bateria de serviço (muitas instalações e de todos os tamanhos, alguns deles com milhares de baterias) mostra que o risco existe. Para terem uma ideia, mais de 90% dos incêndios em Data Centers no mundo se iniciam nas salas de baterias. Vi muitos incêndios elétricos em instalações. E isso com ambiente refrigerado, renovação do ar, softwares de monitoração sofisticados, etc. Bateria até hoje é um equipamento "meio sem controle", do nada se inicia um curto interno e adeus.

As baterias de motos em geral são muito pequenas quando comparamos com as de carros por exemplo, reduzir ao limite mínimo espaço ocupado e peso. Se o motor for acionado no mínimo a cada 2 semanas, não deve em princípio se descarregar. Mesmo rodando diariamente, dificilmente uma bateria de moto tem a durabilidade de uma de carro, que também tem vida útil. Muito raro durarem mais de 5 anos.

Muitos deixam a bateria conectada no carregador. Após ter sido carregada integralmente, ela fica em tensão de flutuação, a energia consumida é mínima e cobre as perdas naturais. Mas, o risco de curto-circuito sempre existirá, pois está ativa em um circuito com circulação de corrente. Bateria com o motor e circuito elétrico desligado, não oferece risco.

Bom dia Guilherme

Recado dado, recado ententido. Segurança em primeiro lugar, sempre. Não acho exagerada sua precaução e, como risco zero é quase impossível, a mitigação do risco é a melhor solução, em qualquer situação.

Obrigado mais uma vez.
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Bateria do GPS Garmim Faiscapgm 3 2,217 26-03-2023, 13:49
Última Mensagem: Queirozjh
  Carregador de bateria 12v FCRUZ17 8 3,710 13-01-2022, 08:29
Última Mensagem: diogomail
  Manutenção da bateria ou troca de modelo? FCRUZ17 16 10,870 29-05-2020, 13:18
Última Mensagem: FCRUZ17
  Carregadores de bateria Gnegraes 6 3,395 29-05-2019, 13:13
Última Mensagem: JuniorNM
  Bateria BMW R1200GSA com TFT Clasolive 2 2,489 26-04-2019, 00:10
Última Mensagem: Clasolive
  Alguém usa carregador/flutuador na bateria lassalvia 27 46,182 19-09-2018, 05:59
Última Mensagem: nicobico
  Bateria e lâmpada de farol Henri 10 10,949 08-04-2018, 00:00
Última Mensagem: Henri
  Troca de bateria GS 1100 MuriloKeys 2 2,104 30-10-2016, 16:28
Última Mensagem: MuriloKeys
  onde posso entregar a velha bateria se comprar uma nova na internet? (RJ capital) wallerm 2 2,090 29-10-2014, 22:18
Última Mensagem: SFF

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: