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Manutenção da bateria ou troca de modelo?
#1
Amigos, boa tarde.

Tenho pesquisado sobre um assunto e ainda não cheguei a uma conclusão plausível.

Minha G650 usa uma bateria original que requer manutenção. Supostamente devo analisar o nível da água da bateria a cada 2 ou 3 meses e completar com agua dismineralizada, se for o caso.

De todas as motos que tive até hoje, essa foi a primeira que vai requerer esse tipo de manutenção. Estou com a moto há quase 3 meses e estou planejando verificar a bateria nesse próximo fds.

A primeira dúvida que aparece é: vale a pena manter uma bateria assim? Por que não trocar logo por uma selada e fim de conversa?

Li em alguns lugares que o projeto requer uma bateria dessas com água pois o local onde fica instalado aquece muito!?

Não queria gastar essa grana agora mas se for uma questão de facilitar a vida, posso pensar na troca.

O que acham? Seria interessante ouvir alguma opinião técnica sobre o assunto.

Abraços.
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#2
FCRUZ17 Escreveu:Amigos, boa tarde.

Tenho pesquisado sobre um assunto e ainda não cheguei a uma conclusão plausível.

Minha G650 usa uma bateria original que requer manutenção. Supostamente devo analisar o nível da água da bateria a cada 2 ou 3 meses e completar com agua dismineralizada, se for o caso.

De todas as motos que tive até hoje, essa foi a primeira que vai requerer esse tipo de manutenção. Estou com a moto há quase 3 meses e estou planejando verificar a bateria nesse próximo fds.

A primeira dúvida que aparece é: vale a pena manter uma bateria assim? Por que não trocar logo por uma selada e fim de conversa?

Li em alguns lugares que o projeto requer uma bateria dessas com água pois o local onde fica instalado aquece muito!?

Não queria gastar essa grana agora mas se for uma questão de facilitar a vida, posso pensar na troca.

O que acham? Seria interessante ouvir alguma opinião técnica sobre o assunto.

Abraços.

Desculpe a pergunta, mas a bateria não é selada? Tem certeza?
Há orientação de manutenção da bateria no manual de proprietário?
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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#3
Gnegraes Escreveu:Desculpe a pergunta, mas a bateria não é selada? Tem certeza?
Há orientação de manutenção da bateria no manual de proprietário?

Não é não, Guilherme.

Esse vídeo exemplifica bem o procedimento... a bateria é igual a do vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=VsnX_-mU0H4&t=424s
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#4
Felipe,
Não tenho conhecimento adequado pra opinar tecnicamente, mas já tive uma g650gs e posso compartilhar minha experiência.
A bateria original da minha era exatamente igual a sua e pedia essa verificação recomendada pelo manual a cada 3 meses. Na prática só precisei completar o nível nas revisões anuais.
Comprei a moto 0km em jan 2016 e troquei a bateria em mar 2019. Considero esse período bastante razoável para duração de uma bateria.

Na minha opinião o fato de não ser selada não pesou negativamente durante o período em que a utilizei. Eu não trocaria por uma selada somente por esse motivo. Ainda mais porque seladas ou não, baterias são imprevisíveis e podem falhar quando menos se espera e isso ocorre nas mais diversas marcas inclusive com pouco tempo de uso.
Quando troquei usei uma selada mas vendi a moto pouco tempo depois e não tenho o que relatar.
Se for pra trocar a sua que seja por precaução, tempo de uso, diminuir as chances de ficar na mão em uma viagem longa.... mas não somente por ela ter essa característica.

Abs

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#5
Cladocera Escreveu:Felipe,
Não tenho conhecimento adequado pra opinar tecnicamente, mas já tive uma g650gs e posso compartilhar minha experiência.
A bateria original da minha era exatamente igual a sua e pedia essa verificação recomendada pelo manual a cada 3 meses. Na prática só precisei completar o nível nas revisões anuais.
Comprei a moto 0km em jan 2016 e troquei a bateria em mar 2019. Considero esse período bastante razoável para duração de uma bateria.

Na minha opinião o fato de não ser selada não pesou negativamente durante o período em que a utilizei. Eu não trocaria por uma selada somente por esse motivo. Ainda mais porque seladas ou não, baterias são imprevisíveis e podem falhar quando menos se espera e isso ocorre nas mais diversas marcas inclusive com pouco tempo de uso.
Quando troquei usei uma selada mas vendi a moto pouco tempo depois e não tenho o que relatar.
Se for pra trocar a sua que seja por precaução, tempo de uso, diminuir as chances de ficar na mão em uma viagem longa.... mas não somente por ela ter essa característica.

Abs

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Elton, ótima colocação. Obrigado pelo ponto de vista. Abraço.
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#6
FCRUZ17 Escreveu:Não é não, Guilherme.

Esse vídeo exemplifica bem o procedimento... a bateria é igual a do vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=VsnX_-mU0H4&t=424s


Engraçado o cara medindo a tensão do alternador, e ele pensa que está medindo a bateria...
Guilherme 

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#7
Cladocera Escreveu:Felipe,
Não tenho conhecimento adequado pra opinar tecnicamente, mas já tive uma g650gs e posso compartilhar minha experiência.
A bateria original da minha era exatamente igual a sua e pedia essa verificação recomendada pelo manual a cada 3 meses. Na prática só precisei completar o nível nas revisões anuais.
Comprei a moto 0km em jan 2016 e troquei a bateria em mar 2019. Considero esse período bastante razoável para duração de uma bateria.

Na minha opinião o fato de não ser selada não pesou negativamente durante o período em que a utilizei. Eu não trocaria por uma selada somente por esse motivo. Ainda mais porque seladas ou não, baterias são imprevisíveis e podem falhar quando menos se espera e isso ocorre nas mais diversas marcas inclusive com pouco tempo de uso.
Quando troquei usei uma selada mas vendi a moto pouco tempo depois e não tenho o que relatar.
Se for pra trocar a sua que seja por precaução, tempo de uso, diminuir as chances de ficar na mão em uma viagem longa.... mas não somente por ela ter essa característica.

Abs

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Elton et caterva,

Bateria aberta não é melhor que selada ou ventilada (VRLA), é bateria de tecnologia antiga.
As seladas ou as ventiladas são mais seguras, não vazam nem gás H2 e nem eletrólito, que é ácido sulfúrico em solução aquosa.
A durabilidade é até superior às antigas mas bateria, principalmente de moto, não dura muito....
Não entendo por que a BMW usa estas baterias. Deve ter um bom motivo, e estou curioso em saber....

Estou perguntando na Alemanha, vamos ver o que respondem...
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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#8
Gnegraes Escreveu:Elton et caterva,

Bateria aberta não é melhor que selada ou ventilada (VRLA), é bateria de tecnologia antiga.
As seladas ou as ventiladas são mais seguras, não vazam nem gás H2 e nem eletrólito, que é ácido sulfúrico em solução aquosa.
A durabilidade é até superior às antigas mas bateria, principalmente de moto, não dura muito....
Não entendo por que a BMW usa estas baterias. Deve ter um bom motivo, e estou curioso em saber....

Estou perguntando na Alemanha, vamos ver o que respondem...
Pois é Guilherme,
Também fico curioso para saber os motivos da BMW usar esse tipo de bateria.
Concordo que as seladas são mais modernas e trazem vantagens, ninguém disse o contrário. Se não tanto por durabilidade, pelo menos elas trazem maior segurança e menor manutenção.
Tanto que troquei a original aberta por uma selada após o término de sua vida útil.

Mas mantenho a opinião ao Felipe de que esses motivos não são suficientes para trocar uma bateria aberta que ainda esteja em boas condições de uso.
O dia que for trocar, por qualquer motivo que seja, recomendo usar uma selada. Mas para a pergunta dele sobre uma troca baseada na manutenção mais trabalhosa, a experiência que tive com essa bateria foi positiva e eu não trocaria somente por esse motivo.






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#9
Cladocera Escreveu:Pois é Guilherme,
Também fico curioso para saber os motivos da BMW usar esse tipo de bateria.
Concordo que as seladas são mais modernas e trazem vantagens, ninguém disse o contrário. Se não tanto por durabilidade, pelo menos elas trazem maior segurança e menor manutenção.
Tanto que troquei a original aberta por uma selada após o término de sua vida útil.

Mas mantenho a opinião ao Felipe de que esses motivos não são suficientes para trocar uma bateria aberta que ainda esteja em boas condições de uso.
O dia que for trocar, por qualquer motivo que seja, recomendo usar uma selada. Mas para a pergunta dele sobre uma troca baseada na manutenção mais trabalhosa, a experiência que tive com essa bateria foi positiva e eu não trocaria somente por esse motivo.






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Vou aguardar o que o pessoal na Alemanha informa, o por que esse tipo de bateria...
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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  Responder
#10
Gnegraes Escreveu:Vou aguardar o que o pessoal na Alemanha informa, o por que esse tipo de bateria...

A resposta de colegas na Alemanha é que entendem o uso de uma bateria de concepção antiga como uma mera redução de custo.
Bateria de célula aberta em veículos não trás nenhuma vantagem. As seladas por outro lado, são isentas de manutenção periódica e muito mais seguras.
O argumento de que a posição da bateria acima do motor submete a mesma a altas temperaturas, não se sustenta. As R1200GS tem também a bateria acima do motor.
Guilherme 

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