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Codificação de chave em baús BMW.
#1
Pessoal

Muitos compram top case ou baús laterais da BMW, normalmente os Vario usados, e acabam precisando codificar as fechaduras para usar a mesma chave da moto.
Há duas opções, ou levar a uma concessionária pagando uns 100,00 cada chave ou fazer em casa.

Vou dar a dica de como codificar em casa sendo uma operação simples.

Primeiro explico como montar o canhão da fechadura quando novo para depois explicar como extrair o canhão do baú, o que pode ajudar no entendimento.

Esquema de montagem:
[Imagem: ere4yzu7.jpg]

1- Insira a mola (1) e a trava (3) no extremo oposto a entrada da chave. Esta trava tem a função de impedir a retirada do canhão, somente.
2- Há 6 travas (2) e 6 molas (1) a ir inserindo na sequência, começando logo ao lado da trava (3) até próximo a chave.
Há várias medidas de travas, inserir uma e testar com a chave, ela deverá facear o canhão nos dois lados. Caso saia um pouco em um dos lados testar outro tamanho até ficar rente nos dois lados.
Inserir o próximo e ajustar do mesmo modo...
3- Uma vez tendo todas as travas faceando o canhão com a chave inserida, basta inserir o canhão na abertura da chave no baú, girando-o sem forçar para que a trava (3) abaixe e o canhão entre travando no final e, acabando a instalação.

Agora vamos á retirada do canhão instalado no baú para ajustar as travas á nova chave:

1- Há três parafusos que prendem o sistema de fechamento do baú. Na foto, há um próximo a cada um dos dois ganchos de travamento e um bem no centro.
Tirando-os, consegue-se retirar todo o sistema de trava do baú tendo acesso aos fundos do canhão.
[Imagem: zu3aheju.jpg]

2- Retire a trava amarela que fica nos fundos do canhão e verá a trava (3).
3- Com uma pequena chave de fenda, abaixe a trava (3) até ficar rente ao canhão e empurre ele p/ fora devagar e com cuidado para as travas e molas não pularem longe, já que não haverá chave inserida para segurá-los. Ir segurando-os a medida que vai tirando o canhão.

Recomendo colocar o canhão em um prato fundo para trocar as travas de posição com cuidado de não perder as molas (1) que são minúsculas.

Agora é só re-codificar conforme explicado, re-inserir o canhão com a chave colocada no sistema de trava do baú, voltar a trava amarela, testar e voltar o conjunto no lugar.

No meu caso eu tinha umas travas a mais que sobraram do canhão novo que usei no top case e consegui intercalar com as medidas das existentes.
Pode acontecer das 6 travas (2) existentes não acomodarem a sua chave nas seis ranhuras do canhão quando tentar realocar, no caso recomendo aproveitar o maior número possível de travas sempre intercalando os lados (são 3 de cada lado).

Não sou muito bom nas explicações, mas espero ter ajudado.
Escrevi o post pelo celular, desculpem qualquer erro no texto.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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#2
Valeu a dica Fabio, amanha vou fazer na minha,obrigado, Abçs.Big Grin
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#3
Luciano Bt Escreveu:Valeu a dica Fabio, amanha vou fazer na minha,obrigado, Abçs.Big Grin

Qualquer dúvida me passe o tel via MP e ajudo por telefone.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
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#4
É o Fabião agora, tá dando pra chaveiro !!!!!!!
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
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#5
Depois dessa aprendi um pouco hehe.
Abs

Fábio

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#6
MARAVILHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!

Agora sei pq meu miolo (o do bauleto) fica saindo quando nao esta na posicao travado. Ia até postar a duvida por aki, mas agora ja aprendi que errei a montagem da trava 3.

Brigadãoooooooooooo...

abcs,

Maico.
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#7
Maico, legal saber que a informação foi útil, pelo menos a você e ao Luciano até agora.

A trava 3 é sem segredo e serve só p/ segurar o miolo no lugar. Coloca ela com a mola e insere ele girando (sem forçar) que acaba o problema.
Abs

Fábio

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#8
Depois que está configurado a chave não sai, o que poderia ser?

Abraços!
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#9
LuOliveira Escreveu:Depois que está configurado a chave não sai, o que poderia ser?

Abraços!

Luiz, provavelmente tenha um erro numa das chavetas ou na de trava.
Lhe enviei meus telefones por MP, assim fica mais fácil ajudar.
Uma vez resolvido postamos aqui a experiência adquirida p/ ajudar outros que possa acontecer o mesmo.
O fato é que a chave só sai com as chavetas livres. Elas só ficam nessa condição na posição totalmente aberto ou fechado (horizontal ou vertical) e se a chave não sai provavelmente alguma chaveta esteja comprimida por algum motivo.
Tem como tirar todo bujão com a chave e revisar.
Aguardo seu contato.
Abs

Fábio

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#10
Bom dia Fabio, depois de algumas tentativas consegui, as vezes mesmo estando todas as travas faceadas não liberava a chave dentro do canhão. Então tentei outras alternativas até conseguir. Obrigado pelo tutorial, economizei algumas dilmas!! Valeu novamente!!

Abração a todos,
Luiz Henrique de Oliveira.
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