• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Codificação de chave em baús BMW.
#21
Também preciso das chavetas de número 3. 10 delas. Alguém tem? Sabem onde posso conseguir além da concessionária?
  Responder
#22
FPoli Escreveu:Pessoal

Muitos compram top case ou baús laterais da BMW, normalmente os Vario usados, e acabam precisando codificar as fechaduras para usar a mesma chave da moto.
Há duas opções, ou levar a uma concessionária pagando uns 100,00 cada chave ou fazer em casa.

Vou dar a dica de como codificar em casa sendo uma operação simples.

Primeiro explico como montar o canhão da fechadura quando novo para depois explicar como extrair o canhão do baú, o que pode ajudar no entendimento.

Esquema de montagem:
[Imagem: ere4yzu7.jpg]

1- Insira a mola (1) e a trava (3) no extremo oposto a entrada da chave. Esta trava tem a função de impedir a retirada do canhão, somente.
2- Há 6 travas (2) e 6 molas (1) a ir inserindo na sequência, começando logo ao lado da trava (3) até próximo a chave.
Há várias medidas de travas, inserir uma e testar com a chave, ela deverá facear o canhão nos dois lados. Caso saia um pouco em um dos lados testar outro tamanho até ficar rente nos dois lados.
Inserir o próximo e ajustar do mesmo modo...
3- Uma vez tendo todas as travas faceando o canhão com a chave inserida, basta inserir o canhão na abertura da chave no baú, girando-o sem forçar para que a trava (3) abaixe e o canhão entre travando no final e, acabando a instalação.

Agora vamos á retirada do canhão instalado no baú para ajustar as travas á nova chave:

1- Há três parafusos que prendem o sistema de fechamento do baú. Na foto, há um próximo a cada um dos dois ganchos de travamento e um bem no centro.
Tirando-os, consegue-se retirar todo o sistema de trava do baú tendo acesso aos fundos do canhão.
[Imagem: zu3aheju.jpg]

2- Retire a trava amarela que fica nos fundos do canhão e verá a trava (3).
3- Com uma pequena chave de fenda, abaixe a trava (3) até ficar rente ao canhão e empurre ele p/ fora devagar e com cuidado para as travas e molas não pularem longe, já que não haverá chave inserida para segurá-los. Ir segurando-os a medida que vai tirando o canhão.

Recomendo colocar o canhão em um prato fundo para trocar as travas de posição com cuidado de não perder as molas (1) que são minúsculas.

Agora é só re-codificar conforme explicado, re-inserir o canhão com a chave colocada no sistema de trava do baú, voltar a trava amarela, testar e voltar o conjunto no lugar.

No meu caso eu tinha umas travas a mais que sobraram do canhão novo que usei no top case e consegui intercalar com as medidas das existentes.
Pode acontecer das 6 travas (2) existentes não acomodarem a sua chave nas seis ranhuras do canhão quando tentar realocar, no caso recomendo aproveitar o maior número possível de travas sempre intercalando os lados (são 3 de cada lado).

Não sou muito bom nas explicações, mas espero ter ajudado.
Escrevi o post pelo celular, desculpem qualquer erro no texto.

Muito top esse post de 2013. ajudou muito. principalmente este trecho: "Pode acontecer das 6 travas (2) existentes não acomodarem a sua chave nas seis ranhuras do canhão quando tentar realocar, no caso recomendo aproveitar o maior número possível de travas sempre intercalando os lados (são 3 de cada lado)."
muito obrigado ao colega que teve o trabalho de postar essas informações.
SOU CAVALEIRO DO ASFALTO
DESTEMIDO E TENAZ
ENFRENTADO O PERIGO
SEMPRE FIRME E AUDAZ
MEU CAVALO DE AÇO
É COMPANHEIRO LEAL
RAIOOOOOO !!!!
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Chave Geral de Bateria para F800GS e outras Otaviofilh 0 9,843 11-08-2019, 15:09
Última Mensagem: Otaviofilh
  Codificando o Baú Givi Trekker para usar a chave da BMW tapajos 5 19,116 23-07-2019, 19:10
Última Mensagem: Rromagnani

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: