• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como escolher ferramentas Vídeo
#1
[video=youtube_share;zgCJAwrEYV8]https://youtu.be/zgCJAwrEYV8[/video]
  Responder
#2
Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.

>>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#3
Gnegraes Escreveu:Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.

>>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.

Penso exatamente a mesma coisa, Guilherme.

Com essa parafernalha eletrônico, não ouso pegar na chave de fenda para fazer qualquer tipo de serviço. Deu ruim, chama o guincho, ainda que seja para trazer de volta para a garagem de casa e analisar o que está acontecendo.

Mas, [tentar] fazer manutenção emergencial em meio a rodovias, não me agrada.
  Responder
#4
Gnegraes Escreveu:Na minha opinião, as ferramentas imprescindíveis são as necessárias para remoção das rodas para reparo nos pneus.
Qualquer outro problema, dificilmente se consegue resolver no acostamento e no meio do nada.

>>> Observação: parafusos e porcas apertados no torque correto para o tipo de material que foram fabricados, não soltam nunca!!!
Se apertados pouco, soltam. Se muito, quebram....
Alguns poucos exigem o uso de trava rosca química por razões de segurança.

Aliás, até hoje WinkWinkWinknão aprendi a desmontar as rodas da GS.
  Responder
#5
Kinha Escreveu:Aliás, até hoje WinkWinkWinknão aprendi a desmontar as rodas da GS.

Kinha,

É b astante simples:

Roda traseira:
- ferramenta: chave Torx T50 (torque 60Nm)
Como: ao montar apertar em cruz.

[ATTACH=CONFIG]11621[/ATTACH]


Roda dianteira:
- ferramentas: sextavado macho 22mm (50Nm), chave Allen 8mm (19Nm) e Torx T40 para as 2 pinças de freio (30Nm).
- como: solte as pinças de freio e tire-as dos discos. Solte o parafuso de trava com chave Allen M8 e depois solte o eixo da roda.

[ATTACH=CONFIG]11622[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11623[/ATTACH]


Destas 4 ferramentas, posso assegurar que Torx e sextavado macho 22mm nenhum borracheiro tem, inclusive a maioria das oficinas mecânicas.

Como ninguém tem torquímetro, tente simular o aperto imaginando a força (10N = 1 kgf) em um braço de alavanca de 1 metro.
Na 1a oportunidade / próxima cidade procure uma oficina e aperte no torque correto.

Na bolsa de ferramentas levo um papel onde anotei os torques em caso de emergência.


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
   

.jpg   Pinças.JPG (Tamanho: 27.88 KB / Downloads: 35)
.jpg   Eixo dianteiro.JPG (Tamanho: 29.41 KB / Downloads: 35)
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#6
Gnegraes Escreveu:Kinha,

É b astante simples:

Roda traseira:
- ferramenta: chave Torx T50 (torque 60Nm)
Como: ao montar apertar em cruz.

[ATTACH=CONFIG]11621[/ATTACH]


Roda dianteira:
- ferramentas: sextavado macho 22mm (50Nm), chave Allen 8mm (19Nm) e Torx T40 para as 2 pinças de freio (30Nm).
- como: solte as pinças de freio e tire-as dos discos. Solte o parafuso de trava com chave Allen M8 e depois solte o eixo da roda.

[ATTACH=CONFIG]11622[/ATTACH]

[ATTACH=CONFIG]11623[/ATTACH]


Destas 4 ferramentas, posso assegurar que Torx e sextavado macho 22mm nenhum borracheiro tem, inclusive a maioria das oficinas mecânicas.

Como ninguém tem torquímetro, tente simular o aperto imaginando a força (10N = 1 kgf) em um braço de alavanca de 1 metro.
Na 1a oportunidade / próxima cidade procure uma oficina e aperte no torque correto.

Na bolsa de ferramentas levo um papel onde anotei os torques em caso de emergência.


Muito obrigado, Guilherme.
  Responder
#7
Guilherme,

Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.

Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.

No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".

Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.

PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.

O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU
  Responder
#8
Kinha Escreveu:Guilherme,

Sei que o youtube tem muito mecânico de "pouca" confiança. Mas também tem alguns vídeos interessantes para o aprendizado, desde que se siga o procedimento correto e indicado no manual do proprietário.

Um deles (espanhol) foi o que me chamou mais atenção, porque me lembra um pouco a montagem de roda em uma bicicleta.

No vídeo, o mecânico faz um "ajuste" da roda com a moto já "descida" do cavalete. Após inserir o "parafuso eixo", ele bombeia o freio dianteiro, tira a moto do cavalete e fez mínimo movimento para ajustar a roda à pinça de freio já fixada. Feito isso, ele faz o aperto do "parafuso eixo".

Como já pedalei bastante e já fiz vários consertos de pneu, é basicamente a mesma "técnica" usada para centralizar a roda da bicicleta antes de fazer o aperto.

PS: Não sou mecânico de moto. Minha intenção é discutir o procedimento mais adequado e próximo do que é o mais correto.

O vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yDB8AYqSqBU



Kinha,

Não há necessidade de retirar o corta neve da roda traseira.

Não vejo por que ajustar o eixo dianteiro com o peso da moto sobre ele (???).
O eixo se centraliza de forma rápida com a roda solta e no ar, é muito fácil.
Nunca ví fazerem isso, seja no RSD da BMW, seja Manual Haynes, sejam em oficinas e lojas de pneus
Na vez que retirei a roda foi muito fácil.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
#9
Boa noite quantos nm o parafuzo do bujão do óleo?
  Responder
#10
Alberi Escreveu:Boa noite quantos nm o parafuzo do bujão do óleo?

Torque de 32Nm.
Não esquecer de trocar o anel de vedação do parafuso bujão do cárter.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Jogo de ferramentas G650GS Croce 1 2,159 18-11-2019, 15:59
Última Mensagem: Gnegraes

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)