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CONSERTO: Rachadura no escapamento
#1
Um amigo meu descobriu um problema na minha moto - havia uma pequena rachadura no escapamento, bem onde fixa a sonda lambda. Eu não tinha percebido nada de prejuízo em desempenho, mas a entrada de ar pela rachadura podia estar afetando a leitura da sonda, além de com o tempo apodrecer tudo com a ferrugem em volta.

O conserto foi fácil, só retirar tudo e soldar. Creio que se eu fosse na concessionária iam querer trocar as curvas do escapamento inteiras, o que deve custar uma babilônia.

Vamos a um passo a passo do que foi feito.

1 - Retirar a ponteira.

Acho que não tem moto mais fácil de retirar a ponteira que essa. Precisa apenas soltar duas pequenas molas e um parafuso. Para o parafuso será preciso uma chave Allen grande (não lembro o número) e uma chave combinada 13mm. Olha aí a moto já sem ele:

[Imagem: 20131207_141538.jpg]

Aqui a ponteira retirada, o parafuso e as duas molas que a prendem no quadro, e as ferramentas utilizadas para retirá-la:

[Imagem: 20131207_141552.jpg]

2 - Retirar o coletor de escapamento

Essa parte é um pouco mais trabalhosa. Requer soltar 4 porcas 10mm estriadas que prendem ele no motor, um parafuso Torx que prende ele ao quadro junto do catalisador, e retirar também a sonda lambda que está logo antes do catalisador.

Aí dá para ver duas das porcas que tem que retirar. Ajuda muito nessa hora ter um jogo de chave catracada com extensor.

[Imagem: 20131207_141651.jpg]

Aqui dá para ver o parafuso Torx junto do catalisador e a sonda lambda.

[Imagem: 20131207_141630.jpg]

Taí o coletor retirado.

[Imagem: 20131207_144413.jpg]

Aqui tá a rachadura em 'close':

[Imagem: 20131207_144326.jpg]

3 - Limpar bem a área da rachadura antes de soldar

Nessa etapa usamos uma microretífica com uma ponteira de escovinha de aço. Mas podia ser na lixa ou escova manual de aço também. Essa foto foi feita no meio desse serviço, limpamos bem mais que isso depois.

[Imagem: 20131207_144831.jpg]

Deve-se usar uma pasta ácida para preparar para a soldagem:

[Imagem: 20131207_145116.jpg]

4 - Soldar a área com a rachadura

Utilizamos solda à base de prata para este serviço. O motivo é que requer menos temperatura, então a chance de estragar o coletor era bem menor.

O coletor já com a solda:

[Imagem: 20131207_152206.jpg]

5 - Montar tudo de volta na moto

Nessa hora ajuda muito ter outra pessoa para ajudar. Um segura o coletor no lugar, outro coloca as porcas junto do motor. Depois de prender elas levemente, deve-se colocar o parafuso que prende junto ao catalisador. Se tentar colocar as coisas fora dessa ordem, não dá certo.

Aqui a foto dele já montado na moto.

[Imagem: 20131207_154212.jpg]
[Imagem: 20131207_154244.jpg]

6 - Em outro dia com tempo e paciência, fiz uma limpeza e polimento no escapamento todo. Aqui o resultado final:

[Imagem: 20131215_155953.jpg]
[Imagem: 20131215_160213.jpg]
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#2
Rodrigo, embora eu não seja especialista no assunto, estranhei o fato de vocês terem utilizado esta solda. Ela sempre foi muito utilizada em sistemas de refrigeração (radiadores), porém, o coletor de escape é um local que trabalha numa temperatura muitíssimo superior - esta solda aguenta ?? Eu teria utilizado uma solda mig ou algo similar...
abs
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#3
Luiz, meu amigão que me ajudou nessa, parceiro de mexidas nas motos, é dono de uma empresa de projetos e instalação de equipamentos de refrigeração industrial. Ele que tem todo o equipamento e o conhecimento técnico, então a escolha da solda foi dele... eu não entendo desses detalhes. Ele até tinha opção da MIG na oficina, mas achou melhor essa de prata.

Bom, o que posso dizer é que esse conserto já tem uns tantos meses de feito e continua tudo OK!
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#4
bom saber. já que ele é teu amigo, quando puder, pergunte a ele qual é exatamente esta solda e a temperatura máxima que esta solda aguenta. Sendo uma "solda branca", é bem mais fácil de manusear/aplicar (e menos perigosa) além de, ao derreter ao ser aplicada, preencher bem as fendas
obrigado pelo esclarecimento
abs
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#5
Muito bom,melhorou o desempenho da moto ?
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
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#6
Melhorou o consumo, mas pouca coisa, nem sei se dá pra atribuir a isso. No desempenho não percebi nada. Mas eu também não sou dos que levam a moto aos seus limites.
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#7
Vi que voce deu uma limpada no escape todo, limpou como? ou com oque?

abraços...
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#8
Quando fiz o conserto da rachadura, ficou claro que era bem fácil tirar os coletores. Aí, num dia de muita paciência eu retirei os coletores só para essa limpeza e polimento. Usei bombril e um produto de polimento de metais. Mas já faz um tempo isso, uns meses.

Agora, vale dizer que é meio que trabalho inútil. Hoje já está igual a antes. E para polir de novo será necessário que tirar de novo os coletores. Talvez um dia aí eu faça de novo, porque gosto deles brilhando, mas dá um tempinho eles voltam a ficar bem sujos e feios.
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#9
Atualização: não é "meio que trabalho inútil". É trabalho COMPLETAMENTE inútil. Não demora nada a ficar feio, e a cada vez fica mais difícil conseguir limpar. Melhor desencanar e seguir a vida com os coletores como estiverem.
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#10
Melhor deixar pra fazer essa limpeza quando você decidir vender a moto, pois a foto com o escape limpo ficou demais.
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