14-02-2014, 09:30
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-02-2014, 13:14 por Flavio.)
Pessoal, achei esse texto bem simples e muito bom, pra quem sabe, vale a pena relembrar e pra quem não sabe, tem que aprender.
Pois depois que pegar a técnica, você faz curvas que nem acredita.
Abraços
http://olddogcycles.com/2013/10/dicas-de...terco.html
Flavio Paiva
Triumph Tiger Explorer 1200
BMW R1200gs Triple Black 2012
MCBDA
Ótimo artigo!
TWISTER 04/FALCON 05/SHADOW 05/XT660R 08/F800GS 11/F800GS 14
Nunca prestei atenção nisso, mas como estou conseguindo fazer curvas, devo estar fazendo a coisa certa kkkkkkk :p
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso

(pensa numa criança feliz... :o)
É uma tecnica bastante interessante, e depois que aprende parece que tudo fica mais facil, pode ser a motoca que for, tudo fica leve, pra quem ainda não faz ou nunca leu nada a respeito fica a dica
Longe é um lugar que não existe...
Iceman Escreveu:Nunca prestei atenção nisso, mas como estou conseguindo fazer curvas, devo estar fazendo a coisa certa kkkkkkk :p
Ice, tente fazer e depois você vai se impressionar de como é simples e muito mais fácil, principalmente se precisar fazer curva bem fechada é rápido. Abs
Flavio Paiva
Triumph Tiger Explorer 1200
BMW R1200gs Triple Black 2012
MCBDA
Agente deve ter domínio da técnica de contra-esterço. Depois que aprendemos é incrivel como temos domínio completo da moto.
Precisa treinar todo dia, em todas as curvas, mesmo a 40 m/h assim quando precisar sai automático
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Interessante que algumas motos demandam um esforço maior no contra esterço p/ arredondar a moto numa curva.
Cheguei a ficar um tempo sem andar de 800 e quando peguei estrada senti uma necessidade maior de forçar no contra esterço, algo que não sinto muito na 1200. Creio que devido ao diâmetro do pneu dianteiro.
Comento só por curiosidade.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Amigos eu que venho das esportivas, sem contra esterco não se anda rápido. Ganhem um tempo lendo e exercitando que não váo se arrepender.
abs
Fiz um curso de pilotagem com o Bruno Corano, piloto profissional, e simplesmente não existe outra maneira de fazer curva que não seja o contra esterço, só que fazemos sem nos dar conta, mas após entender e treinar vocês vão ver que da muito mais segurança, da pra dizer que um curso de pilotagem em autódromo é 80% com as técnicas pra fazer curva, os outros 20% são posicionamento, frenagem, etc. Afinal, na reta quanquer jumento sabe acelerar e ficar em cima da moto. Tem gente que diz que é opeso do corpo, etc, mas tem um vídeo na internet, onde o cara trava o guidon e quase se pendura de um lado da moto e ela continua retinha.
CB 400 1984 -》RD 350 Export 1990-》BANDIT 650S 2008-》F800GS 2013