10-03-2022, 17:11
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 10-03-2022, 17:22 por Gnegraes.)
jbandil Escreveu:Ola Pessoal,
Sou novo no grupo, pois comprei minha GS1200 2015 em jan/22.
Estava com 50mkm e com todas as revisões feitas pela TOPCar em SC.
No ultimo fds fui fazer a revisão do "famigerado" cardan, para surpresa de ninguém, a junta posterior estava colada a caixa de redução.
Desmontei então o conjunto (cardan + caixa de redução) e na bancada com muito WD40 tentei solta-la, porem sem sucesso.
como as cruzetas estão perfeitas, engraxei tudo com graxa de molibidenio e montei o conjunto, também usando graxa de silicone nas coifas.
Participo também de um grupo sobre motores Volvo Penta, e neste grupo vários experts indicam para destravar motores que foram inundados por água salgada o uso de WD40 e de óleo de freio DOT4.
Deixando o cilindro inundado de DOT4 por dias ele acaba soltando o cilindro da camisa.
Da próxima vez que desmontar o conjunto, vou experimentar esta técnica.
Algum dos Srs já ouviu algo sobre o assunto?
Abraços,
Bandil
Boa tarde João,
O eixo de transmissão cardã da BMW é um sistema muito bem projetado. E muito durável.
Mas como todo equipamento, necessita ser MONTADO e MANTIDO corretamente.
E infelizmente muitos não dão nem mesmo uma mínima atenção a uma simples inspeção rotineira.
Vamos por partes:
1- iniciando pelo teu problema: eixo estriado colado no furo da junta cardã.
Isso ocorre pelo simples fato de alguém em algum momento não passou a graxa adequada nos estriados e que impede que esta união "cole".
A graxa é da Castrol e se chama Optmoly TA. Você encontra para comprar nos CCs da BMW, vem em uma bisnaga de 100ml.
Esta graxa possui partículas de Cobre finamente moído e impede que superfícies metálicas sujeitas a altas pressões de contato e /ou altas temperaturas se colem. É usada também nas roscas das sondas Lambda, nas emendas tipo ponta/bolsa do escpamento, etc.
2-Coifas
A manga de eixo do monobraço da suspensão possui duas coifas de borracha, para permitir que o bascule junto ao câmbio e também junto à caixa de redução de engrenagens traseira junto à roda.
Estas coifas são de borracha e isolam a parte interna da manga de eixo, impedindo a entrada de água, poeira, lama, etc.
A primeira observação é que elas devem estar montadas corretamente, de outro modo vai entrar água e sujeira.
A segunda observação é que as coifas precisam estar lubrificadas internamente nos pontos de fixação com uma graxa especial da Klüber e que se chama Staburags NBU 30 PTM.
Usando a graxa correta e estando montadas corretamente, não haverá problemas por milhares de kilometros.
A falta de uma simples inspeção no estado das coifas leva a problemas sérios e é muito fácil de fazer: verifique se está firmemente montada e se a borracha não está ressecada e trincada, se estiver troque imediatamente.
Oficinas "boca de porco" é o que mais se vê pelo Brasil afora, inclusive muitos CCs tem uma qualidade de serviços péssima.
A situação é de tamanha desgraça que há gente que recomenda fazer um furo na parte traseira e baixa da manga (?????) para que a água que entrar possa sair....
Uma das coisas mais insanas que ouvi nos últimos tempos.
Ao invés de dedicarem tempo em descobrir por onde a água entra, fazem a CAGADA homérica de abrir um furo para que ela saia....
Perdoai-os Deus, eles não sabem o que fazem.....
Para isso temos uma pequena lista (infelizmente pequena) no fórum com as poucas oficinas que realmente tem serviços confiáveis e indicadas por gente daqui do fórum.
Como exemplo há a oficina do Piu Motorrad em Catanduva SP.
Para que sirva de exemplo de manutenção de cardãs, veja os vídeos abaixo:
https://www.facebook.com/watch/?v=2777797135581454
https://www.facebook.com/watch/?v=625162938005095
https://www.facebook.com/PIUMOTORRAD/vid...643743540/
https://www.facebook.com/watch/?v=526618984784276
https://www.facebook.com/watch/?v=465793614503880
Há inúmeros vídeos mais..... espero que estes vídeos mostrem como as coisas são simples. Desde que se saiba como fazer.
Parem de ouvir curiosos de "oficinas de especialistas" e sigam as instruções de fábrica.
Aqui temos histórias de terror reais com mecânicos despreparados e ainda por cima desonestos....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...