• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mudança marcha raspando e Cardan batendo
Comprei uma R 1200 gs 2013/14 com 34000 km.
Na mudança da primeira até a quarta marcha raspa para entrar. A quinta e sexta entra macio.Tambem sinto uma folga no eixo Cardan que fica batendo em baixa rotação. Quando estou no trânsito lento.Essa é minha primeira BM e gostaria de alguma dica.
Gtato.
  Responder
Alcides, quanto à mudança da marcha, pode ser por você ainda não ter se acostumado com o câmbio sequencial! Experimente fazer um leve esforço no pedal de câmbio e aliviar um pouquinho o acelerador! Tipo "passar no tempo". Vai entrar justa e sem tranco! Quanto ao estalo no cardã, é bom verificar, mas a galera aqui tem condições de opinar e esclarecer melhor!
Dê uma olhada nesse tópico:

https://www.bmwgsbrasil.com.br/archive/i...-4020.html

Abraço

Enviado de meu SM-A505GT usando o Tapatalk
  Responder
Cid.Salum Escreveu:Comprei uma R 1200 gs 2013/14 com 34000 km.
Na mudança da primeira até a quarta marcha raspa para entrar. A quinta e sexta entra macio.Tambem sinto uma folga no eixo Cardan que fica batendo em baixa rotação. Quando estou no trânsito lento.Essa é minha primeira BM e gostaria de alguma dica.
Gtato.
Cid, raspando marcha eu não ouvi dizer, não eh comum, mas qto ao barulho no cardã, acredito q vc terah q revisar pois pode ser desde problema de lubrificação ateh desgaste prematuro das engrenagens... vamos esperar outros colegas opinarem a respeito.
  Responder
Pessoal, eu só tive e andei em minha primeira BMW, portanto minha impressão pode estar errada....
O conjunto de transmissão cardan em conjunto com o câmbio tem um jogo ou folga normal, que é realçada qdo se move devagar com marcha alta.... como se andasse com o carro com câmbio manual em 3 ou 4 marcha à velocidade de 30km por hora....
Na minha acontece isso....está com 26KKm.
E as marchas qdo passadas com carinho não faz barulho, se passadas com mais rapidez fazem um barulho, que não é bem umas raspada....
Parece que sempre foi assim.
Vou prestar mais atenção....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
  Responder
Reiner Escreveu:Pessoal, eu só tive e andei em minha primeira BMW, portanto minha impressão pode estar errada....
O conjunto de transmissão cardan em conjunto com o câmbio tem um jogo ou folga normal, que é realçada qdo se move devagar com marcha alta.... como se andasse com o carro com câmbio manual em 3 ou 4 marcha à velocidade de 30km por hora....
Na minha acontece isso....está com 26KKm.
E as marchas qdo passadas com carinho não faz barulho, se passadas com mais rapidez fazem um barulho, que não é bem umas raspada....
Parece que sempre foi assim.
Vou prestar mais atenção....

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Haver um pouco de folga na transmissão é normal.

Do eixo do virabrequim até a roda há inúmeros pares de engrenagens e cada par tem uma folga, por menor que seja, no engrenamento entre os dentes (backlash).
Se somarmos todas as folgas de toda a transmissão nota-se essa "folga" na roda traseira. E que aumenta quanto mais quente estiver o conjunto.

Nas transmissões com corrente nota-se menos, pois essa folga da transmissão acaba sendo "amortecida" pela folga entre elos da corrente, pois a corrente de rolos acaba sendo um elemento elástico na transmissão.
No caso de eixo cardã + caixa de redução com engrenagens cônicas não há elemento elástico que absorva o jogo proveniente das folgas do conjunto.
Guilherme

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Alcides, a minha é 2014 e está com aprox. a mesma KM da sua.

Não raspa nada ao engatar a marcha e não faz barulho no cardã.

Existe um problema crônico nesses eixos do cardã e vários colegas já relataram problemas de penetração de água na borracha de vedação do braço.
A penetração de água oxida o cardã e pode chegar a ponto de travar, causando um acidente.

Eu realmente aconselharia você a levar a moto em um mecânico de confiança ou até mesmo uma concessionária para uma verificação.
Se não for nada, melhor, se for algo, arruma-se antes que a coisa piore.

Mesmo que a princípio pareça um gasto alto, nada como dormir sossegado e pilotar tranquilo.

Se levar na CC, aproveite para ver se a moto passou pelo recall das bengalas da suspensão dianteira.
Algumas motos a BMW teve que trocar componentes da bengala (canelas).
A minha passou pelo recall e não precisou trocar nada, mas é bom saber se ao menos foi verificado isso.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Partida com marcha engatada diogomail 20 19,508 20-01-2025, 07:45
Última Mensagem: tomipasin
  Sensor de Marcha. sal silva 7 3,895 20-06-2023, 07:20
Última Mensagem: Reiner
  Nova graxa recomendada para o estriado do Cardan. Tuco10 3 1,953 24-03-2023, 07:38
Última Mensagem: Gnegraes
  Problema de Cardan resolvido Germek 32 16,519 01-08-2022, 19:46
Última Mensagem: Marcelo DC
  E pra variar, CARDAN! fsbodonto 81 34,665 29-04-2022, 11:06
  Câmbio gs1200 entrando em neutro na troca de marcha rafael c 3 2,783 27-04-2021, 13:23
Última Mensagem: Reiner
  Novas Funções para o indicador de mudança de direção Gnegraes 5 1,959 09-11-2020, 17:47
Última Mensagem: Rromagnani
  Manutenção eixo cardan BMW r 1200 Gs 2007 Eraldo Tel 2 15,156 14-03-2020, 11:39
Última Mensagem: gervasio
  Dreno Cardan Delmaestro 13 6,517 13-02-2020, 17:56
  R 1200 GS ADV 2007 - Quando fria - não segura a marcha lenta e apaga VLADEMIR A 26 42,170 02-10-2018, 13:40
Última Mensagem: sal silva

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: