Comprei uma R 1200 gs 2013/14 com 34000 km.
Na mudança da primeira até a quarta marcha raspa para entrar. A quinta e sexta entra macio.Tambem sinto uma folga no eixo Cardan que fica batendo em baixa rotação. Quando estou no trânsito lento.Essa é minha primeira BM e gostaria de alguma dica.
Gtato.
Pessoal, eu só tive e andei em minha primeira BMW, portanto minha impressão pode estar errada....
O conjunto de transmissão cardan em conjunto com o câmbio tem um jogo ou folga normal, que é realçada qdo se move devagar com marcha alta.... como se andasse com o carro com câmbio manual em 3 ou 4 marcha à velocidade de 30km por hora....
Na minha acontece isso....está com 26KKm.
E as marchas qdo passadas com carinho não faz barulho, se passadas com mais rapidez fazem um barulho, que não é bem umas raspada....
Parece que sempre foi assim.
Vou prestar mais atenção....
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Reiner Escreveu:Pessoal, eu só tive e andei em minha primeira BMW, portanto minha impressão pode estar errada....
O conjunto de transmissão cardan em conjunto com o câmbio tem um jogo ou folga normal, que é realçada qdo se move devagar com marcha alta.... como se andasse com o carro com câmbio manual em 3 ou 4 marcha à velocidade de 30km por hora....
Na minha acontece isso....está com 26KKm.
E as marchas qdo passadas com carinho não faz barulho, se passadas com mais rapidez fazem um barulho, que não é bem umas raspada....
Parece que sempre foi assim.
Vou prestar mais atenção....
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Haver um pouco de folga na transmissão é normal.
Do eixo do virabrequim até a roda há inúmeros pares de engrenagens e cada par tem uma folga, por menor que seja, no engrenamento entre os dentes (backlash).
Se somarmos todas as folgas de toda a transmissão nota-se essa "folga" na roda traseira. E que aumenta quanto mais quente estiver o conjunto.
Nas transmissões com corrente nota-se menos, pois essa folga da transmissão acaba sendo "amortecida" pela folga entre elos da corrente, pois a corrente de rolos acaba sendo um elemento elástico na transmissão.
No caso de eixo cardã + caixa de redução com engrenagens cônicas não há elemento elástico que absorva o jogo proveniente das folgas do conjunto.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Alcides, a minha é 2014 e está com aprox. a mesma KM da sua.
Não raspa nada ao engatar a marcha e não faz barulho no cardã.
Existe um problema crônico nesses eixos do cardã e vários colegas já relataram problemas de penetração de água na borracha de vedação do braço.
A penetração de água oxida o cardã e pode chegar a ponto de travar, causando um acidente.
Eu realmente aconselharia você a levar a moto em um mecânico de confiança ou até mesmo uma concessionária para uma verificação.
Se não for nada, melhor, se for algo, arruma-se antes que a coisa piore.
Mesmo que a princípio pareça um gasto alto, nada como dormir sossegado e pilotar tranquilo.
Se levar na CC, aproveite para ver se a moto passou pelo recall das bengalas da suspensão dianteira.
Algumas motos a BMW teve que trocar componentes da bengala (canelas).
A minha passou pelo recall e não precisou trocar nada, mas é bom saber se ao menos foi verificado isso.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso

(pensa numa criança feliz... :o)